• Matéria: História
  • Autor: juhhstefany4169
  • Perguntado 8 anos atrás

Segundo a historiadora Miri Rubin, “longe de serem estéreis e previsíveis, as universidades medievais produziram não apenas servidores civis e burocratas eclesiásticos como também pensadores radicais, cuja obra teve impacto real e que, apesar de suas críticas desafiadoras, morreram em suas próprias camas, e não na cela de uma prisão”. (RevistaEnsino Superior,Unicamp, 25/04/2012) A partir desse excerto e dos conhecimentos sobre o período medieval europeu, assinale a alternativa que relaciona as universidades com seu contexto de surgimento e expansão. a) As universidades foram patrocinadas pelo papado, para fornecerem profissionais preparados para atuar num contexto de expansão marítima e comercial e de declínio da Igreja Católica perante a formação dos Estados Nacionais, ao mesmo tempo em que estimulariam a autonomia do conhecimento escolástico. b) As universidades foram patrocinadas pelos comerciantes burgueses, a fim de fornecerem profissionais para atuar num contexto de iluminismo científico e de feudalização da sociedade, com o propósito de substituir os mosteiros como fonte produtora de conhecimento científico e tecnológico. ►c) As universidades foram patrocinadas pelo papado ou por reis e príncipes, a fim de fornecerem profissionais para atuar num contexto de renascimento urbano e comercial e de formação dos primeiros Estados Nacionais, tornando-se espaços autônomos de valorização do conhecimento científico. d) As universidades surgiram patrocinadas pelo papado, a fim de fornecerem profissionais para atuar num contexto de declínio do poder da nobreza, com o intuito de criar espaços autônomos para estudo do direito e da matemática, de modo a servir à nascente administração eclesiástica. e) As universidades surgiram patrocinadas por reis, príncipes ou pelo papado, a fim de fornecerem profissionais tanto para o gerenciamento eclesiástico das cidades pertencentes à Igreja Católica quanto para as cortes das nascentes monarquias nacionais, em um contexto de revolução científica.

Respostas

respondido por: makmorales
46
Olá,

Alternativa correta: C). Apesar do poder e da inflexibilidade da Igreja Católica, as universidades conseguiram prosperar e gerar conhecimento e profissionalização para que a demanda das novas cidades e, consequentemente, a formação dos chamados estados nacionais, pudessem ocorrer com êxito.

Apesar das posições fortes adotadas pela igreja, as universidades se tornaram centros autônomos, onde havia "liberdade por entre os corredores" o suficiente; do contrário, não teríamos atualmente tantas descobertas advindas do período renascentista, que pôde florescer, em parte, graças a tais universidades.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares