OS FILHOS DA GUERRA CIVIL
A maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial ganha mais um triste contorno - crianças desacompanhadas alcançam a costa italiana buscando asilo na União Europeia. Na sua maioria sírios e afegãos, elas representam 7% das pessoas que buscaram asilo no período de 2015. As informações foram publicadas pelo relatório anual do Departamento Europeu de Apoio ao Asilo. De acordo com o documento, aproximadamente 96 mil crianças viajaram sem a presença dos pais ou familiares até a UE para buscar asilo. Isso representa quatro vezes mais do que o número de solicitações em 2014. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) afirma que elas já chegam no território europeu desacompanhadas ou foram separadas de suas famílias durante o caminho. [...] Já em junho deste ano, a UNICEF publicou que, em 2016, nove entre dez crianças que entram na Europa pela Itália estão desacompanhadas. Mesmo que as crianças consigam alcançar o território europeu, alguns países ainda não possuem leis efetivas que protejam o bem-estar deste grupo vulnerável, como é o caso da Hungria, Romênia e Luxemburgo. (Disponível em: . 9 jul. 2016. Acesso em: 08 fev. 2017. Adapt.).
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir, relativas à situação das crianças refugiadas.
I. Segundo dados da União Europeia em conjunto com países como a Itália, cerca de 7% dos refugiados que buscaram asilo no continente são crianças desacompanhadas.
II. Um dos principais problemas apontados pela UNICEF é a vulnerabilidade das crianças que, mesmo entrando em território europeu, enfrentam problemas em países que não possuem leis que protejam sua integridade física.
III. A situação precária e o tratamento desumano a que são submetidas aumenta o risco de que essas crianças sejam aliciadas por grupos extremistas e se tornem terroristas em solo europeu.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I
b) II
c) III
d) I, III
e) II, III
Respostas
respondido por:
5
a situação precária e o tratamento desumano a que são submetida aumenta o risco de que essas crianças sejam aliciadas por grupos extremistas e se tornem terroristas em solo europeu.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás