2- O poema descreve o José por meio de imagens, como a destes versos.
A)Qual a situação de José? Comprove sua resposta com elementos do poema
B)A morte poderia ser, enfim uma saída para José? Por quê?
3-observe os trechos destacados no poema
a)Levante hipóteses. Quem é José? Justifique sua resposta.
b)por que a expressão e agora? É usada insistentemente no poema?
4-O poema José foi publicado em 1942, no momento em que acontecia a segunda guerra mundial. Considerando esse contexto histórico do poema, conclua:
a)O que ou quem José representa?
b)O que representa o beco sem saída em que José está?
c)Que sentido adquire o verso final:" José, para onde"?
Precisa
Respostas
Conforme a leitura do poema, podemos compreender que:
Primeiramente a obra se trata de uma produção bastante famosa do poeta brasileira Carlos Drummond de Andrade , que é uma das referências no assunto.
Por meio do título, conseguimos compreender que, além disso, existe uma repetição sempre do verso intitulado "E agora, José?", que aparece em cada estrofe, logo no seu começo, e desta forma, entendemos que o eu lírico está falando com um homem que se chama José.
A. José, por sua vez, é um homem que parece que não tem esperança, está perdido, solitário e desacreditado das coisas.
B. Sim, a morte poderia ser uma solução para José, já que vive em um mundo solitário e está em um "beco sem saída".
3. Podemos entender que o José de Drummond é uma pessoa que tem uma visão bastante pessimista do que ocorre no dia a dia. E o tal José, pode ser compreendido como várias pessoas que transitam no cotidiano sem serem vistas, notadas e ouvidas pelos demais.
A expressão é usada constantemente porque José não tem para onde ir, não tem uma saída. Portanto "E agora?".
4- Entendemos que o eu lírico fala sobre a Segunda Guerra Mundial, e desta forma, entendemos que o beco sem saída, nada mais é que a própria guerra, por meio da descrição em forma de poesia com os sentimentos tratados naquela época, que eram de medo e dúvida em toda a população.
B. O sentido do verbo final é que com a guerra, para onde José pode ir.
Espero ter ajudado!
2.
a) A situação pela qual José passa é muito difícil. Não parece haver nenhuma saída para ele. De acordo com o eu lírico, não há aparente melhora. Estes fragmentos indicam isso: “não existe porta”, "Marcha José, José para onde?" e “Minas não há mais”.
b) Para José, a morte não se constitui uma saída. Segundo o eu lírico do texto lido, o personagem é “duro” e não consegue morrer. Estes versos confirmam isso: "Se você dormisse,/Se você cansasse/Se você morresse.../Mas você não morre,/Você é duro, José!"
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/9195339
3.
a) O poema aponta diferentes características que são atribuídas ao personagem José. Parece, então, que não há apenas um José, mas vários Josés; portanto, não parece se referir a apenas uma pessoa, mas a diversas pessoas comuns, que estão passando por um momento muito difícil, também comum a todas.
Além disso, José é, notadamente, um nome muito comum no nosso país. Isso parece apontar para o fato de que o personagem pode se referir a qualquer ser humano.
b) A expressão "E agora?" é muito utilizada para reforçar situações de dúvidas, de impasses e refere-se aos problemas que José enfrenta e como irá se portar diante deles.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/13771508
4)
a) José, o personagem central do poema, é utilizado como um representante da humanidade em geral. Isso é notadamente relevante devido ao momento histórico complexo em que o mundo se encontra, causado pela crise instaurada pela Segunda Guerra Mundial.
b) O beco sem saída em que José se encontra é o momento da guerra.
c) O último verso problematiza o futuro de toda a humanidade, por colocá-lo em dúvida. Em outras palavras, é como se o eu poético estivesse se perguntando de que maneira tudo iria terminar.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/22281746
BONS ESTUDOS!