• Matéria: Português
  • Autor: SARAMENDONÇA
  • Perguntado 8 anos atrás

Portugal apresenta características peculiares que impulsionaram a expansão marítima que características eram essas De que modo Elas tiveram influência na organização das navegações portuguesas

Respostas

respondido por: naoseiquenomebotar
242
Olá boa noite!

Portugal, na época da expansão marítima, tinha muitos pontos fortes para investir nisso, como:

-A sua localização:

Portugal tem todo o seu litoral voltado para o Oceano Atlântico, isso facilitou muito nas navegações, principalmente, por não terem que pagar impostos aos genoveses e venezianos.

-Governo Centralizado:

Portugal, por ter sido centralizado antes dos outros, se fortaleceu com o franco desenvolvimento das atividades mercantis e a cobrança sistemática de impostos.

-Ausência de guerras:

Como Portugal não estava envolvido em guerras, sua economia cresceu, o que possibilitou maior investimento na área da navegação.

-Escola de Sagres:

A Escola de Sagres contribuiu muito com os conhecimentos de cartografia, astronômia e geografia, a qual ajudaram os navegantes a se orientarem quando estiveram no mar.

-Crescimento da burguesia:

Com os fatores citados acima (Ausência de guerras e governo centralizado), a burguesia portuguesa começou a enriquecer, o que gerou renda para bancar os gastos com as explorações.

Esses foram os principais fatores que fizeram Portugal ser um pioneiro na expansão marítima.

Espero ter ajudado e bons estudos!
:)

respondido por: marigiorgiani
76

Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI.

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

A centralização monárquica portuguesa aconteceu ainda no século XIV com a Revolução de Avis, Portugal foi considerado o primeiro reino europeu unificado, ou seja, foi o primeiro Estado Nacional da história da Europa. Além do fato da unificação portuguesa, a Revolução de Avis consolidou a força da burguesia mercantil que, conforme vimos acima, investiu pesadamente nas Grandes Navegações.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/3674600

Anexos:
Perguntas similares