• Matéria: Português
  • Autor: LETB
  • Perguntado 8 anos atrás

Eis a minha previsão do tempo para amanhã, segunda-feira:

Estas dores nas minhas articulações não me enganam: acho que amanhã vai ter chuva e frio o dia inteiro. Eu odeio essa garoa fina, chata, que vai gelando todos os meus ossos até eu só conseguir pensar em "sessão da tarde" e cama. Isso se não ventar: aquele ventinho horroroso, perfeito para ativar a minha rinite. Eu garanto: sol só lá pela quarta ou quinta. Na minha opinião, antes disso não vai melhorar, não.

a) O que torna esse texto tão pouco usual, considerando-se que ele diz ser uma previsão do tempo?

b) Reescreva o texto, sem alterar a configuração climá- tica prevista, adequando-o ao padrão usual nesse tipo de mensagem.

Respostas

respondido por: carlamst
27
Olá

letra a) O que torna o texto tão diferente do esperado é as justificativas para as previsões. Não são utilizados dados científicos, o autor cita as dores que está sentindo e sobre ela faz suposições, sem veracidade de pesquisas ou afins, além de expor as opiniões pessoais do autor, coisas que não aparecem em um texto de um jornal sobre previsão de tempo.

letra b) Eis a minha previsão do tempo para amanhã, segunda-feira: 

Pelas informações recebidas sobre frentes frias à caminho de nossa região amanhã o dia será chuvoso e frio durante todas as 24 horas. A garoa fina vai continuar e agora acompanhada por lufadas de ar frio. Com essas afirmações, o Sol apenas aparecerá na quarta ou quinta-feira.

Boa noite! :)
respondido por: lygiaisabelle2309
5

Resposta:

a) O texto é pouco usual principalmente porque dá muito destaque ao emissor, em detrimento das informações objetivas a respeito do clima previsto para o dia posterior.

b) Resposta pessoal. O importante é que o aluno redija um texto de função informativa, sem que o enunciador deixe transparecer seu ponto de vista, buscando o máximo de exatidão e de objetividade. Exemplo: As fotos do satélite mostram que uma frente fria deve tomar todo o estado, provocando garoa e nebulosidade. As nuvens não devem se dissipar nos próximos dois ou três dias.

Explicação:

Perguntas similares