• Matéria: História
  • Autor: SeriesNerds
  • Perguntado 8 anos atrás

Me ajudem por favor!

"Despotismo esclarecido" é uma expressão utilizada para se referir às ações de governantes europeus que buscaram inserir princípios iluministas em seus Estados, o que muitas vezes parecia contraditório. Identifique a alternativa que explica corretamente a contradição presente no despotismo esclarecido:


(A)
Monarcas como Frederico II (1712-1786), da Prússia, e Catarina II (1762-1796), da Rússia, eram leitores do ideário iluminista e amigos pessoais de Voltaire.


(B)
Os procedimentos dos déspotas esclarecidos concordavam apenas teoricamente com as ideias desenvolvidas pelos filósofos iluministas e enciclopedistas como D’Alembert, Diderot, Voltaire e outros.


(C)
Faltava unidade e coerência entre as práticas dos déspotas esclarecidos, pois enquanto alguns reformaram as leis, outros apenas investiam na indústria ou cultura.


(D)
As reformas implantadas por Frederico II (1712-1786), da Prússia, José II (1741-1790), da Áustria, e Catarina II (1762-1796), da Rússia, visavam apenas aperfeiçoar o sistema de recolhimento de impostos.


(E)
As ações modernizadoras que promoviam, por exemplo, a igualdade jurídica, a liberdade religiosa ou o desenvolvimento da indústria, coexistiam com tradições absolutistas.

Respostas

respondido por: ferdinanda12
2
Acredito que a resposta seja a letra C de SUZI kskssk







(Oi Noel turubom? Kkkkkk)
Perguntas similares