• Matéria: Química
  • Autor: alejoblanco6671
  • Perguntado 8 anos atrás

Ao aquecer o iodo num béquer coberto com o vidro de relógio, após certo tempo observa-se que seus vapores ficaram roxos. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamada a) liquefação. b) fusão. c) sublimação. d) solidificação. e) ebulição.

Respostas

respondido por: biaams2013
163
Olá,

A formação dos vapores violáceos ocorre devido à sublimação do Iodo - passagem do estado sólido direto para o estado gasoso.


O iodo é um halogênio, assim como Flúor, Cloro e Bromo e desses elementos, é o único que é encontrado sólido na temperatura ambiente; o Bromo é líquido, e Cloro e o Flúor são gasosos.


Isto ocorre porque as interações intermoleculares que ocorrem entre os halogênios são as forças de dispersão de London - ou dipolos instantâneos, que ocorrem quando a nuvem eletrônica da molécula é distorcida, gerando uma distribuição desigual de elétrons.


Quanto maior a molécula maior a capacidade de distorcer a nuvem eletrônica e participar de dipolos instantâneos, por isso, o Iodo que é o maior dos halogênios citados, tem a mais forte interação de London.


Resposta: C.
respondido por: nayanialvesr
15

Os vapores roxos proveniente do processo de aquecimento do iodo consiste em uma exemplo de mudança de estado físico denominada de sublimação (Letra C).

O iodo, assim como a famosa naftalina, são substâncias capazes de passar do estado sólido diretamente para o estado gasoso, sem perpassar pelo estado líquido. Esse processo de transformação de estado físico é denominado de sublimação.

A sublimação, portanto, consistem em um processo endotérmico, no qual há absorção de energia térmica. As partículas, ao passar para o estado gasoso, adquirem maior grau de agitação e passam a apresentar também maior energia cinética.

Outra questão sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/1306369

Anexos:
Perguntas similares