no decorrer dos séculos, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, tem despertado inúmeras discussões entre aqueles que observam. Uns afirmam que a retratada apresenta uma expressão triste, desolada, infeliz. Outros, ao contrario, afirmam que a expressão é de felicidade, tranquilidade, harmonia. Em sua opinião, Da Vinci, ao pintar o retrato da Mona Lisa mostrou o "movimento da alma" "pelos movimentos do corpo"?
Respostas
Leonardo da Vinci tinha um poder muito eficaz de fazer as pessoas refletirem sobre suas pinturas. A Monalisa é um exemplo dessa capacidade do pintor.
Monalisa é, portanto, um exemplo de arte que nos faz refletir sobre o que o pintor pretendia transmitir, com as feições do rosto na pintura. Acredito que um dos objetivos do pintor era provocar esses questionamentos, pois a arte precisa transcender a pintura, precisa evocar novos pensamento e suposições.
Então o papel de da Vinci foi mostrar que a arte pode levar as pessoas a fazer várias interpretações, foi isso que ele conseguiu fazer com a Monalisa. Assim, ele mostrou o movimento da alma pelo movimento do corpo.
Sim, Da Vinci, ao pintar o retrato da Mona Lisa demonstrou o "movimento da alma" "pelos movimentos do corpo", pois a fisionomia da moça retratada é ambígua, dependendo também da motivação de quem a admira para se entender se se trata de uma fisionomia alegre ou não.
Para muitos, Mona lisa expressa um sorriso enigmático, que seria apenas uma expressão de educação, de simpatia, em um momento em que não estava muito à vontade, pois se considera que seu olhar não acompanha seu sorriso.
Para outros, esse registro apenas realçaria a seriedade natural da mulher inspiração para o quadro.
Seja o que se considerar acerca da fisionomia da moça, o inegável é que se trata de uma obra de arte que vem levantando questionamentos há séculos.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/14028421
Bons estudos!