• Matéria: Português
  • Autor: Henrique0811
  • Perguntado 8 anos atrás

(3) Para tratar da questão abordada no texto, Gregorio Duvivier se vale de um recurso interessante. Que recurso é esse?

(4) Explique como o uso da ironia pode ser percebido no título do texto.

(a) De que forma os taxistas e os motoristas associados ao Uber são caracterizados?

(b) É possível afirma que a caracterização dos taxistas é feita com base em uma visão estereotipada desse profissional. Por quê?

(5) Qual é a função da ironia no texto de Gregorio Duvivier?

Anexos:

Respostas

respondido por: JuarezJr
222
Oi.

3. Gregorio Duvivier se vale da IRONIA para criar seu texto.

4. O título "protesto contra excelência" já demonstra ironia, pois é contraditório ser contra algo muito bom, excelente.

a) Os taxistas são caracterizados como mal educados, desrespeitosos e irresponsáveis. Já os motoristas associados ao Uber seriam exemplos de educação, respeito, responsabilidade e prestatividade.

b) Sim. A caracterização foi feita a partir de uma visão preconcebida de que todo taxista trata mal o passageiro.

5. A ironia tem a função de criticar o (mau) comportamento dos taxistas em relação aos seus passageiros e enaltecer o (bom) serviço do Uber.



Bons estudos!
respondido por: demenesesthiago520
5
  • Questão 3- O recurso da ironia.

  • Questão 4a- Segundo o texto, os taxistas são caracterizados como mal-educados e prestadores de um péssimo serviço. Já os motoristas de aplicativo, como excelentes profissionais e oferecem respeito, conforto e educação.

  • Questão 4b- Sim. Pois, como informa o título do texto, "Protesto contra excelência", os profissionais, tanto como os taxistas como os motoristas do aplicativo rival, são enxergados com uma visão estereotipada por toda sociedade, onde taxistas não prestam um bom serviço e o Uber presta um serviço com excelência.

  • Questão 5- A função do texto é de ironizar o serviço prestado pelos taxistas, nele os profissionais protestam contra um serviço superior prestado aos clientes, onde querem recusar viagens para o subúrbio ou simplesmente recusar porque "não foram com a cara do passageiro". No texto, feito com ironia, os profissionais do táxi protestam contra o rival, para continuar prestando um péssimo serviço para a população, não oferecendo respeito conforto e educação.

Ironia presente no texto:

No texto, Gregório Duvivier, utiliza a ironia para expressar um sentimento exposto pelos profissionais, um sentimento contrário do que realmente deveria ter sido protestado pelos taxistas. O que deveria ter realmente sido alvo de protesto, era a falta de educação e o mau serviço prestado para a população.

Saiba o que é ironia e veja seus exemplos em:

https://brainly.com.br/tarefa/6771441

Anexos:
Perguntas similares