• Matéria: Informática
  • Autor: oescolhido4686
  • Perguntado 8 anos atrás

As redes sociais e a internet estão a mudar o modo como nos relacionamos e/ou pensamos? As redes sociais e a internet são instrumentos de liberdade ou de manipulação?

Respostas

respondido por: Diehgo
8
As redes sociais e a internet de modo geral possibilitaram que alguns costumes fossem perdidos ou substituídos, como uma visita na casa da tia na cidade vizinha, que pode ser substituído por uma ligação ou uma mensagem via aplicativo de mensagens instantâneas ou por uma rede social. 
Justamente por essa melhora, expansão e instantaneidade que o acesso à informação se tornou muito maior, alterando a forma de pensar, alterando a própria capacidade de analisar - que se tornou muito mais fácil ver apenas um lado da história e acreditar na primeira que viu, ainda que seja inverídica ou incompleta. 

Ou seja, a Internet é um objeto benéfico para as relações humanas, tendo em vista que ele possibilita a aproximação das pessoas ainda que fisicamente distantes, muda nosso comportamento social ao tornar obsoleto comportamento que antes eram importantes, como um encontro pessoal, deu à sociedade maior liberdade de expressão justamente por propiciar o acesso rápido à informação. 

Entretanto, toda essa informação, todo esse mundo virtual traz a possibilidade de se atingir um maior número de pessoas, tornando mais fácil a manipulação, a disseminação de inverdades, de notícias falsas, de sensibilizar o expectador virtual a formar uma opinião errada e até mesmo errada por implantar na consciência de que não vale a pena buscar informações do "outro lado da moeda", por exemplo. 

Então, é conclusivo que as redes sociais trouxe enormes benefícios para a sociedade ao mesmo passo que trouxe também anomalias, formando uma linha quase translúcida entre as duas faces. Essa linha é, portanto, a capacidade do homem de decidir se quer aderir ao que a maioria diz, compartilha, ou se quer se inteirar dos dados e fatos, usar saudavelmente esses meios de comunicações contemporâneos, tido como "mal do século" por muitos antipáticos da tecnologia. 
Perguntas similares