a) a primeira frase do texto é formada exclusivamente por substantivos concretos como leitor deve entender a sequência dessas palavras?
b) escreva no caderno o substantivo abstrato que associado a essa sequência cria a possibilidade do brincar.
c) Como se classificam quanto à formação o substantivo que indica profissões no segundo parágrafo ?
d) O que as profissões indicadas suja sobre o universo de imaginação das Crianças mostradas no documentário?
e) por meio de que recurso linguístico o verbo brincar se torna um substantivo no título do documentário?
f) como você interpreta o título "território de brincar"?
g) sua interpretação do título considerou O fato do que o documentário monstro criança de várias partes do Brasil? caso não tenha o feito Produza outra interpretação.
h) que sentido tem o advérbio ainda presente no título? ele expressa uma crítica dos autores a condição das crianças ?justifique.
Respostas
a) O leitor deve entender que os substantivos listados no período são parte do conjunto de materiais que as crianças podem usar para brincar sem o uso de novas tecnologias.
b) O substantivo abstrato que se relaciona à sequência é "imaginação".
c) As profissões indicadas no segundo parágrafo são formadas pelo processo de sufixação. Ex.: Cozinha -> cozinheira, motor -> motorista.
d) As profissões indicadas sugerem que as crianças podem se tornar trabalhadoras de qualquer área atarvés da imaginação.
e) É através da substantivação que o verbo no infinitivo "brincar" torna-se um substantivo na frase.
f) O título parece sugerir que há um vasto campo que contempla as mais diversas formas de brincar. No caso do documentário, são exploradas as formas de brincar com materiais básicos e sem uso de novas tecnologias.
g) Sim, pois o termo "território", no título, não sugere uma limitação física, e sim, abstrata.
h) O advérbio "ainda" presente no título não é uma crítica dos autores às crianças retratadas no documentário. Na verdade, é uma forma de exaltar a possibilidade de brincar sem depender de tecnologia, e sim com o uso da imaginação.
A partir da leitura do texto "Documentário mostra crianças brasileiras que ainda brincam sem celular e eletrônicos", podemos afirmar o seguinte:
a) Os substantivos concretos "tampinhas de garrafas", "retalhos", "pedras", "cordas", "galhos", "barro" dão nome a objetos que servem para brincar. O autor está citando objetos comuns, do dia a dia, usados em brincadeiras.
b) O substantivo abstrato é "imaginação".
c) Os substantivos que indicam profissões, no segundo parágrafo, são formados por sufixação.
d) As profissões (cozinheiras, motoristas, engenheiras, caçadoras, construtoras, cuidadoras) mostram que as crianças, através da imaginação, são aquilo que desejam ser.
e) Através da substantivação (ou derivação imprópria), ou seja, pelo acréscimo de artigo antes do verbo.
f) O título "Território do brincar" se refere ao fato dos cineastas filmarem crianças de todo o Brasil, na ação de brincar.
g) Sim, considerou-se o território do Brasil.
h) O advérbio ainda mostra que apesar de vivermos em uma época onde o uso da tecnologia domina, crianças ainda usam a criatividade e imaginação para brincar com objetos comuns do cotidiano, transformando-os em brinquedos.
Vamos às explicações referentes a cada letra:
- a) e b) Substantivos são palavras que dão nome aos seres e aos objetos. Eles são variáveis, ou seja, mudam em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural). Além disso, eles podem ser concretos, denominando algo que existe fisicamente, que pode ser visto e tocado, ou abstratos, que indicam sentimentos, sensações e ações.
- Exemplos de substantivos concretos presentes no texto: menino, caminhões, madeira, corda etc.
- Exemplos de substantivos abstratos retirados do próprio texto: criar, viajar, labutam etc.
Os artigos, numerais, adjetivos que se referirem aos substantivos, devem concordar com eles.
Para saber mais sobre substantivo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/8648960
- c) e e) A formação de palavras se dá por dois tipos principais (derivação e composição), que se subdividem em vários subtipos. A derivação classifica-se em: prefixação, sufixação, parassintética, regressão e imprópria. Já a composição divide-se em: justaposição e aglutinação.
Vendo cada uma, temos:
Derivação:
- Prefixal: é feita a partir da adição de um prefixo (ao início da palavra). Ex.: feliz. In + feliz = infeliz.
- Sufixal: realizada a partir da adição de um sufixo (ao final da palavra). Ex.: feliz. Feliz + mente = felizmente.
- Parassíntese: é feita pela adição, ao mesmo tempo, de um prefixo e sufixo (se estes forem retirados, a palavra perde o sentido). Ex.: tarde. En + tarde + cer = entardecer.
- Regressiva: quando um verbo perde a parte final, podendo transformando-se em substantivo. Ocorre pela retirada. Ex.: labutar. labuta - r = labuta.
- Imprópria: acréscimo de artigo antes de verbo, transformando esse em substantivo (como na questão). Ex.: brincar (verbo). O brincar (substantivo).
Composição:
- Justaposição: junção de duas palavras, sem alteração nelas. Ex.: guarda-chuva. (guarda + chuva)
- Aglutinação: junção de palavras, sendo que ao menos uma é alterada. Ex.: aguardente. (água + ardente).
Há ainda outros processos de formação de palavras, como o hibridismo (uso de palavras formadas por elementos de línguas diferentes - burocracia [bureau - francês + cracia - grego]) e o neologismo (invenção de termos para designar algo, ou adaptação de uma palavra em outra língua - Shippar [torcer por um casal, acompanhado pela internet]).
Para saber mais sobre formação de palavras, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/20685370
- d), f), g) e h) Para responder essas perguntas, é preciso interpretar o texto. A dica é ler com atenção e paciência, procurando entender a ideia principal, o assunto. Sublinhe as partes importantes, os personagens, a conclusão.
O texto fala acerca de um documentário cujo foco é mostrar como as crianças, de todo o país, brincam. Nesse filme, apenas os meninos e as meninas são mostrados, sem alusão a nenhum adulto, para que as pessoas possam receber as informações sobre as brincadeiras realizadas sem nenhum tipo de mediação externa.
O que se vê no documentário, é que as crianças continuam usando sua imaginação para brincar, ao adaptarem qualquer coisa, qualquer objeto, transformando-os em jogos e vivenciando diferentes situações. Também notou-se que a maioria das brincadeiras é representar diversas profissões, mostrando que os pequenos já pensam em seu futuro, mesmo que de forma lúdica.
Para saber mais sobre interpretação de texto, que vai te ajudar a responder esse tipo de pergunta, acesse: brainly.com.br/tarefa/20529241