• Matéria: Português
  • Autor: JoaoBertuleza
  • Perguntado 9 anos atrás

Por favor, avaliem esse Artigo de Opinião, de 0 a 1000
Tema: A redução da maioridade penal resolveria o problema da violência no Brasil

É melhor prevenir que remediar
Por: Justos da Silva
Menores cometendo delitos, furtos e homicídios. Hoje, é comum a imprensa em geral noticiar fatos semelhantes a estes, onde jovens são reféns do mundo da criminalidades, de práticas ilegais, constitucionalmente falando.

Vivemos em uma democracia, onde a liberdade de expressão é um direito garantido e em um mundo globalizado, em que informações circulam de forma lépida. Considerando tais fatos, muitos representando do povo brasileiro, juntamente com a iniciativa popular, defedem a redução da maioridade penal, visto que diante desse mundo, os jovens já têem maturidade para destinguir o certo do errado e responder por seus atos, sejam certos ou errados.

Entretanto, outros defedem que a maioridade penal permaneça em 18 anos, onde argumentam que sejam cumprida a eficácia do sistema educacional brasileiro, como também garantir de maneira eficiente os direitos previstos no ECA, visando que os mesmos tenham uma boa formação e subisídios para isso e que assim, o mesmo possa ver-se livre desse mundo ilógico.

De um ponto de vista critico, é apoditico que um indivíduo de 16 anos jé tem conhecimentos e responsabilidades para conduzir-se em seu âmbito social de forma correta. Mas também é necessário que se tenha qualidade na prestação de serviços para os menores de idade.

Diante de inúmeras discurssões e comportamentos acerca da possível da maioridade penal, tem-se a necessidade de que os representantes do povo brasileiro, busquem medidas de caratér preventivo da criminalidade dos jovens e que assim possamos ficar livre da incerteza diante dos jovens.

Respostas

respondido por: luciaclemente
0
Eu acho que tudo começa na família, na base que se dá a criança e ao jovem na família, com a atual situação de dificuldades de relacionamento entre as pessoas, as famílias estão muito individualistas e não cuidam de seus filhos como deveriam, depois vem a dificuldade na educação, que está precária, sem incentivos, sem direção e quem mais se prejudica com isso é justamente a classe mais pobre que deveria ter melhor acesso à educação, mais horas na escola com atividades extra-curriculares, menos tempo na rua vagando, mais atividades culturais, mais conhecimento, mais acesso à informática, etc.Com tudo isso a criminalidade busca esses jovens que não estão protegidos contra ela e muitas vezes acabam entrando nisso por causa das facilidades financeiras que encontram lá.
Lucia Clemente.


JoaoBertuleza: Como me avalia? de 0 a 1000?
Perguntas similares