Princípios são regramentos básicos que fundamentam todo o ordenamento jurídico, um determinado ramo do direito ou um instituto jurídico próprio. São mandamentos de otimização, representando vetores e alicerces do sistema jurídico.
No que tange os princípios do Direito do Trabalho, assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
( ) O princípio da proteção parte da ideia de que o trabalhador é a parte mais fraca na relação de emprego (o hipossuficiente) e, por isso, merece proteção.
( ) O princípio da primazia da realidade tem a intenção de impedir que documentos formais prevaleçam sobre a verdade. Muitas vezes, o contrato de trabalho não retrata a realidade, ou seja, a situação de fato e a real condição de trabalho.
( ) O princípio da irrenunciabilidade tem o propósito de limitar a autonomia da vontade das partes na negociação, ao defender a irrenunciabilidade de muitos direitos trabalhistas, não podendo o trabalhador dispor deles, ainda que essa seja sua vontade.
( ) A renúncia é uma manifestação em que ambas as partes fazem concessões recíprocas e está restrita a direitos patrimoniais, de caráter privado, o que impede a transação de direitos indisponíveis.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. V – V – V –F. CERTO
b. V – V – F – F.
c. F – F – V – F.
d. V – V – F – V.
e. V – F – V – F.
Respostas
respondido por:
101
REPOSTA CORRETA V V V F
financeiro50:
Correto
respondido por:
7
No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra a, qual seja: a. V – V – V –F.
Isso porque o texto do enunciado diz respeito aos fundamentos principais do direito do trabalho. Importante notar que tal direito diz respeito a proteção do trabalhador frente as relações de trabalho.
Assim, a primazia pela a irrenunciabilidade do direito, o acordo entre as partes que pode ser feito para dirimir conflitos. Tais possibilidades estão previstas desde a constituição.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás