Respostas
respondido por:
0
O fósforo é um dos elementos de maior diversidade de funções no organismo humano. Além de sua elevada importância na função e de se combinar com o cálcio para propiciar a rigidez aos ossos e dentes, é um componente essencial do ATP (trifosfato de adenosina) e do CP (fosfato de creatina), componentes esses que fornecem energia ao trabalho biológico. O fósforo também se une aos lipídios para formar fosfolipídios, elementos essenciais das membranas celulares.
Além do que foi citado, o fósforo também cumpre um papel fundamental na estrutura do DNA e do RNA. O nucleotídeo da molécula do DNA consiste em um grupo de fosfato, uma base nitrogenada e uma molécula de glicídio com cinco átomos de carbono. O fósforo está também envolvido na eliminação dos produtos ácidos finais, provenientes do metabolismo energético; nos rins, os íons de hidrogênio são segregados com auxílio do fósforo, auxiliando, assim, o fundamental controle do pH. O fósforo também é visto no metabolismo energético de proteínas, lipídios e carboidratos, assim como no controle das funções nervosas e musculares.
O fósforo é excretado por via renal através da urina, sendo este processo regulado pelos hormônios da paratireóide, pelas concentrações plasmáticas e também pelo uso de diuréticos. A deficiência em fósforo no organismo pode causar a redução nos níveis de ATP, além de anormalidades musculares, esqueléticas, hematológicas e renais. Entretanto, como esse elemento é amplamente distribuído nos alimentos de fácil obtenção, raramente verifica-se a sua deficiência no organismo humano. Entre alguns alimentos que contém o fósforo, pode-se citar mingaus de farelo e de granola, alimentos feitos com fermento em pó e farinha de trigo integral, assim como queijos, amêndoa, fígado, leite integral e leite em pó, e peixe.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás