• Matéria: Português
  • Autor: amaliamiura3098
  • Perguntado 8 anos atrás

A visão de mundo do eu lírico em Drummond é marcada pela ironia e pela dúvida constante, cujo saldo final é negativo e melancólico (“Triste farol da Ilha Rasa”). Tal perspectiva assemelha-se à do a) personagem Leonardo, do romance Memórias de um sargento de milícias. b) personagem Carlos, da obra Viagens na minha terra. c) narrador do romance O cortiço. d) narrador do romance Memórias póstumas de Brás Cubas.

Respostas

respondido por: pissurnof
3
Olá, tudo bem? Vamos analisar cada alternativa para indicar a resposta correta ao final:

a) Falsa. Personagem principal de Memórias de um sargento de milícias, livro de autoria de Manuel Antônio de AlmeidaLeonardo é um homem malandro, mas algo nobre. Não se vê nele a ironia e dúvida constante.

b) Falsa. Personagem principal de Viagens na minha terra, livro escrito por Almeida Garrett, Carlos é um homem romântico, mas decepcionado com sua nação. Não se vê nele a ironia e dúvida constante.

c) Falsa. O narrador onisciente de O Cortiço, livro de autoria de Aluísio de Azevedo, utiliza-se de um tom neutro e justificativas científicas para conduzir a história. Não se vê nele a ironia e dúvida constante.

d) Verdadeira. Personagem principal de Memórias póstumas de Brás Cubas, livro escrito por Machado de Assis, o falecido Brás Cubas é irônico ao refletir sobre suas dúvidas, revelando no processo toda a sua melancolia e negatividade.

Como a única alternativa verdadeira é a d, trata-se da opção correta.
Perguntas similares