• Matéria: Física
  • Autor: AllanSousa9522
  • Perguntado 8 anos atrás

Um osciloscópio é um instrumento muito útil no estudo da variação temporal dos sinais elétricos em circuitos. No caso de um circuito de corrente alternada, a diferença de potencial (U) e a corrente do circuito (i) variam em função do tempo. Considere um circuito com dois resistores Ri e R2 em série, alimentados por uma fonte de tensão alternada. A diferença de potencial nos terminais de cada resistor observada na tela do osciloscópio é representada pelo gráfico abaixo. Analisando o gráfico, pode-se afirmar que a amplitude e a frequência da onda que representa a diferença de potencial nos terminais do resistor de maior resistência são, respectivamente, iguais a a) 4 V e 2,5 Hz. b) 8 V e 2,5 Hz. c) 4 V e 400 Hz. d) 8 V e 400 Hz.

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
35
Olá!

- A equação U = R × i, originada da teoria da 1ª Lei de Ohm, nos ajuda a encontrar a tensão elétrica. Atente-se ao fato dos resistores estarem em associados em série, sendo assim, a corrente elétrica é a mesma, portanto, o resistor com maior resistência também estará com a maior tensão, pelo gráfico ele será então R1, sendo a amplitude da onda observada na tela do osciloscópio igual a 8V.

- Para encontrarmos a frequência da onda observada na tela do osciloscópio, podemos utilizar a expressão: f = 1/T, onde:

f = frequência, medida em Hertz (Hz).
T = período, medido em segundos (s).

f = 1/T
f = 1/2,5.10^-3
f = 0,4.10^-3 ou f = 400 Hz.

Portanto, amplitude e a frequência da onda que representa a diferença de potencial nos terminais do resistor de maior resistência são, respectivamente, iguais a 8V e 400 Hz, alternativa D.
respondido por: sarahaxe04
0

Resposta:

na plurall é a alternativa E

Perguntas similares