Apenas a procriação de filhos legítimos, embora essencial, não justifica a escolha da esposa. As ambições políticas e as necessidades econômicas que as subentendem exercem um papel igualmente poderoso. Como demonstraram inúmeros estudos, os dirigentes atenienses casam-se entre si, e geralmente com o parente mais próximo possível, isto é, primos coirmãos. É sintomático que os autores antigos que nos informam sobre o casamento de homens políticos atenienses omitam os nomes das mulheres desposadas, mas nunca o nome do seu pai ou do seu marido precedente. (Adaptado de Alain Corbin e outros, História da virilidade, vol. 1. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 62.) Considerando o texto e a situação da mulher na Atenas clássica, podemos afirmar que se trata de uma sociedade a) na qual o casamento também tem implicações políticas e sociais. b) que, por ser democrática, dá uma atenção especial aos direitos da mulher. c) em que o amor é o critério principal para a formação de casais da elite. d) em que o direito da mulher se sobrepõe ao interesse político e social.
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Olá, tudo bem? Vamos analisar e julgar cada alternativa para apontar a resposta correta ao final:
a) Verdadeira. Como o texto indica, o nome da mulher que se casava não importava tanto quanto o nome de seu pai, ou seja, as relações política-sociais que eram forjadas ou reforçadas com aquela união.
b) Falsa. O espaço da mulher ateniense era o doméstico, sendo sua participação política muito pequena. Assim sendo, elas não tinham direito à cidadania.
c) Falsa. As uniões eram acertadas por critérios políticos em primeiro lugar entre a elite ateniense.
d) Falsa. Como dito na alternativa b, a mulher ateniense não tinha cidadania. Ela estava sujeita primeiro ao pai e depois ao marido.
Sendo a alternativa a a única verdadeira, trata-se da resposta correta da questão.
a) Verdadeira. Como o texto indica, o nome da mulher que se casava não importava tanto quanto o nome de seu pai, ou seja, as relações política-sociais que eram forjadas ou reforçadas com aquela união.
b) Falsa. O espaço da mulher ateniense era o doméstico, sendo sua participação política muito pequena. Assim sendo, elas não tinham direito à cidadania.
c) Falsa. As uniões eram acertadas por critérios políticos em primeiro lugar entre a elite ateniense.
d) Falsa. Como dito na alternativa b, a mulher ateniense não tinha cidadania. Ela estava sujeita primeiro ao pai e depois ao marido.
Sendo a alternativa a a única verdadeira, trata-se da resposta correta da questão.
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Resposta:
a) na qual o casamento também tem implicações políticas e sociais.
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