• Matéria: História
  • Autor: MatheusMoreiraT3087
  • Perguntado 8 anos atrás

As revoluções de independência na América hispânica foram, ao mesmo tempo, um conflito militar, um processo de mudança política e uma rebelião popular. (Rafael Rojas, Las repúblicas de aire. Buenos Aires: Taurus, 2010, p. 11.) São características dos processos de independência nas ex-colônias espanholas na América: a) o descontentamento com o domínio colonial e a agregação de grupos que expressavam a heterogeneidade étnica, regional, econômica e cultural do continente. b) o caudilhismo, sob a liderança política criolla, e o discurso revolucionário de uma nova ordem política, que assegurou profundas transformações econômicas na América. c) o uso dos princípios liberais de organização política republicana e a criação imediata de exércitos nacionais que lutaram contra as forças espanholas. d) a participação de indígenas e camponeses, determinante para a consolidação do processo de independência em regiões como o México, e sua ausência nas ações comandadas por Bolívar.

Respostas

respondido por: Garcias29
123
Resposta letra "A"


O processo de independência da América hispânica tem relação com diversas insatisfações por parte dos colonos. Os colonos estavam descontentes com a atuação dos  criollos, um grupo que tinha como característica o fato de terem  nascido nas colônias.

Outra insatisfação estava relacionada com a expulsão dos jesuítas e as imposições que as metrópoles estavam colocando sobre suas colônias.


O processo de independência foi muito heterogêneo, com grupos de diversos segmentos sociais que lutaram contra o poder da Espanha.

respondido por: dekastory
31

Resposta:

a) o descontentamento com o domínio colonial e a agregação de grupos que expressavam a heterogeneidade étnica, regional, econômica e cultural do continente

Explicação:

Perguntas similares