• Matéria: Contabilidade
  • Autor: Raelbraga
  • Perguntado 8 anos atrás

qual a diferença entre a microeconomia e a macroeconomia e como isso impactam na economia brasileira ?

Respostas

respondido por: kettimacarraro
0
só procurar na net, mas tá aí a resposta leia com atenção

Como sugerem os nomes, macroeconomia e microeconomia se diferenciam pela perspectiva que adotam para observar a economia. A macroeconomia encara as coisas de uma forma mais ampla, olha para o grande cenário. Se você estudar macroeconomia, perceberá que as maiores preocupações dessa área estão relacionadas aos Estados, às economias nacionais e à relações econômicas internacionais. É a partir dessa análise macroeconômica que surgem indicadores muito conhecidos, que você provavelmente já deve ter ouvido falar: PIB (Produto Interno Bruto), inflação, juros, câmbio, balança comercial, entre tantos outros. Esses números são desenvolvidos a partir de análises amplas, que envolvem a produção econômica de um país inteiro, suas trocas com outros países e assim por diante.

Se a macroeconomia olha para o todo, a microeconomia se encarrega de estudar os detalhes. Estamos nos referindo aos indivíduos e suas ações, às empresas e outras partes do processo produtivo. A microeconomia desenvolve estudos a partir de construções teóricas importantes: a teoria do consumidor, que busca entender o comportamento e as escolhas das pessoas na economia; a teoria de empresa, focada nas corporações e na relação entre capital e trabalho; e a teoria da produção, que analisa minuciosamente a evolução do processo produtivo.

Cada grande área da economia levanta tipos de perguntas bastante distintos. A macroeconomia se interessa, por exemplo, pelo resultado das contas públicas e suas consequências para a dívida pública, para os juros, investimentos e para o resultado da produção (o PIB). Já a microeconomia olha para questões como: diferenças salariais entre diferentes grupos da sociedade (homens e mulheres, brancos e negros); funcionamento dos diversos setores econômicos; e as motivações das decisões dos consumidores.

Perguntas similares