essa caracterização do caboclo vista por muitos como preconceituosa, valeu inumeras criticas a Monteiro Lobato. Discuta com seus colegas: a imagem do caboclo no texto denota, de fato, preconceito? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
Sim, pois a imagem principal do caboclo como um parasita ( urupê), que extrai d aterra o que ela tem a oferecer até esgotá-la pode ser derivada de uma visão preconceituosa, mas reflete também, de alguma forma, a denúncia de um Brasil do atraso até então desconhecido.
Explicação:
1- A caracterização feita do Caboclo feita por Monteiro Lobato, pode ser considerada de fato preconceituosa.
A imagem criada pelo personagem de Monteiro Lobato chamado pelo nome de Caboclo, é descrita de forma ofensiva, por conta dos adjetivos utilizados para se referir ao personagem. Um desses adjetivos é urupê.
A palavra urupê, dentro do contexto histórico brasileiro era um termo ofensivo. Pois comparava a pessoa a um fungo parasita, como um cogumelo ou erva daninha.
Quem foi Monteiro Lobato:
Monteiro Lobato, era um literário brasileiro que ficou consagrado por contar em suas história contos com personagens marcantes. Seu alvo era o público infanto-juvenil. Entre suas obras estão "Sítio do Pica-pau amarelo", "urupês", "o saci", entre outras.
Veja mais questões sobre Monteiro Lobato:
https://brainly.com.br/tarefa/22425473
https://brainly.com.br/tarefa/9430426
Bons estudos!