Respostas
O coronel Aureliano Buendía fez 32 revoluções e perdeu todas. Os irmãos Antônio e Francisco Carneiro Machados Rios fizeram três, todas também perdidas. A diferença, além do número de revoluções, claro, é que o coronel Aureliano Buendía é personagem da história genialmente criada por Gabriel García Márquez no livro Cem Anos de Solidão, ao passo os irmãos Carneiro são personagens reais da História pernambucana.
Pernambuco, diga-se, sempre foi vocacionado para a autodeterminação, tanto que foram ouvidos aqui os primeiros gritos de Independência. É só recordar as inúmeras sublevações nascidas neste solo e os mártires que regaram com seu sangue a árvore da liberdade. A vida deste estado foi permeada pela Insurreição Pernambucana ─ a Guerra da Luz Divina─, conflito entre luso-brasileiros e holandeses, que durou de 14 de fevereiro de 1630 a 26 de janeiro de 1654; pelo Motim do Nosso Pai, em 1666; pela Guerra dos Mascates, de 1710 a 1711; pela Conspiração dos Suassunas, movimento independentista ocorrido em 1801; pela Revolução Pernambucana, movimento republicano de 1817; pela Confederação do Equador, revolta separatista, de 1823 a 1824; pela Cabanada, sublevação popular, de 1832 a 1835; pelo Motim do Fecha-Fecha, em 1844; pelo Motim do Mata-Mata, em 1847 e 1848; pela Revolução Praieira, de cunho socialista, de 1848 a 1850; e pelo Levante dos Marimbondos, em 1852.
As Carneiradas, nome decorrente dos seus líderes, os irmãos Antônio e Francisco Carneiro, ocorreram em 1834 e 1835. Foram um movimento de inspiração liberal, última sublevação de Pernambuco no período regencial, com o objetivo de punir os cabanos, que propugnavam a volta de Dom Pedro I à condução do Brasil. Movidos por tal propósito, os irmãos Carneiro partiram de Goiana, em busca de conquistar o Recife, para o que promoveram três motins. Nenhum deles, no entanto, conquistou a repercussão desejada nos meios políticos e, muito menos, entre o povo, apesar da tenacidade dos seus líderes, apesar da promessa de programas e reformas liberais. Resultaram em apenas páginas da história.