• Matéria: Matemática
  • Autor: nomedeusuario5
  • Perguntado 8 anos atrás

Pessoal, como eu resolvo isso? (medidas de tendência central)

Anexos:

Respostas

respondido por: JÔMAT
1
Para calcular a média atual, soma-se as idades e divide pela quantidade, o que resulta em 29. Depois, iguala essa média, 29, a ela somada as idades dos novos funcionários, denominei-as a e b, e divide por três. Fica como na foto. Assim, é possível encontrar a soma das idades dos novos funcionários que irão manter a média de 29. Vale lembrar que pretende-se manter a moda, assim, a idade não pode superar, em quantidade, o 27, que é a nossa moda. Por fim, queremos a menor diferença entre as idades dos novos contratados o que nos leva a 27 e 31, alternativa E. Espero ter ajudado!
Anexos:

nomedeusuario5: eu não entendi a parte em que 29 +a+b = 87
JÔMAT: O 29 é a média que deseja se manter, certo ?! Como iremos adicionar dois funcionários, nos recalculamos afim de mantê-la. Isso explica o porque de igualar 29 a (29+a+b)÷3. Este últiko seria a nova média e ela deve ser igual a primeira!
nomedeusuario5: blz, agr entendi, porém eu so bugei na parte que o valor que nós achamos foi 31, não entendi muito bem isso
JÔMAT: O 27 e o 31 ?
nomedeusuario5: ss
nomedeusuario5: Não entendi como chegamos no 31
JÔMAT: A soma tem que ser 58, certo ?! A questão solicita, também, que a diferença entre os dois números que somados resultam em 58 seja a menor. Por exemplo, não escolheríamos 18 e 40, pois a diferença é grande, de 22 no caso. Já 27 e 31, quamdo somados resultam em 58 e diderença enrre os números é de apenas 4!
nomedeusuario5: putz mano, agr entendiiiii, muito obrigado
JÔMAT: Por nada!
Perguntas similares