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1. Lógica. A lógica é o estudo dos princípios da argumentação e busca separar a argumentação válida da inválida, já que a argumentação inválida pode levar a conclusões erradas. Como tal, a lógica é uma parte essencial da ciência. Harré (1972: 3) declarou:
O ideal é que a expressão escrita do conhecimento científico tenha a forma de uma exposição sistemática e ponderada. Conclusões estarão apoiadas em razões. Hipóteses serão consideradas tendo em vista a comparação entre as evidências favoráveis e contrárias. Certas relações lógicas conectam as conclusões e as suas razões. Outras conectam as hipóteses e as razões para sua rejeição ou modificação. Esse tipo de relação é a essência da lógica. As hipóteses e conclusões precisam estar de acordo com as regras da argumentação correta. Algumas considerações são capazes de sustentar conclusões, outras, não.
2. Epistemologia. Epistemologia, do grego episteme (ciência), é a vertente da filosofia que estuda o conhecimento, ou teoria do conhecimento, também chamada de Filosofia da Ciência. A aquisição de conhecimento genuíno ou válido deve seguir certos critérios. Métodos científicos específicos podem ser aplicados na obtenção desse conhecimento. Mas todos os métodos científicos têm limites, além dos quais suas asserções de conhecimento não são válidas. Além disso, o que antes era visto como conhecimento genuíno pode ser substituído por um novo conhecimento, contanto que esse novo conhecimento tenha sido adquirido validamente. Há várias abordagens à epistemologia. O Fenomenalismo sugere que apenas fenômenos constatados através de observação podem ser considerados conhecimento genuíno. Seguindo rigorosamente essa ideia, a ciência se reduziria a identificação e classificação de fenômenos. O Ficcionismo sugere que as hipóteses científicas devem ser vistas como ficções que dão ordem e coerência a observações. Em outras palavras, sentenças teóricas não se referem a ou descrevem realmente coisas ou processos reais, servindo apenas para ordenar observações (Harré, 1972). O Realismo sugere que certas teorias e conceitos existem de fato no mundo real. Harré (1972:99) lista três princípios realistas: (1) alguns termos teóricos se aplicam a entidades hipotéticas, (2) algumas entidades hipotetizadas são candidatas a existência, e (3) algumas candidatas existem. Cada uma dessas abordagens ao conhecimento foi usada em sistemática de alguma forma. O conceito de Bridgman de operacionalismo, apoiado por alguns feneticistas, é uma abordagem fenomenológica. Nominalistas que veem espécies como agrupamentos convenientes criados para facilitar a comunicação são ficcionistas. Sistematas que veem espécies como “reais” (sejam elas biológicas, evolucionárias ou de outros tipos) são realistas. É preferível a abordagem realista para a sistemática porque ela admite que haja padrões reais para serem descobertos na natureza que podem ser usados para estudar processos reais.
3. Metafísica. A Metafísica é o estudo dos conceitos e suas relações. Particularmente para a ciência, a metafísica se interessa pelas relações entre conceitos variados e sistemas científicos de aquisição de conhecimento. Alguns empíricos (como Popper) sugerem que os conceitos metafísicos não pertencem ao domínio da inquirição científica. Há, ainda assim, uma interação entre a forma que vemos o mundo (metafísica), nossa coleta de dados empíricos, e as mudanças na nossa visão do mundo baseadas nos nossos dados. Visto que certas ideias metafísicas limitam os tipos de hipóteses que propomos, há ao menos um potencial para derrubar nossas ideias metafísicas mostrando que essas hipóteses ou são muito restritivas, ou muito abrangentes, ou não se encaixam em teorias maiores.
4. Ética. A Ética é o estudo dos valores e da avaliação moral. Lógica, epistemologia e metafísica participam direta e amplamente no ponto de vista científico, mas a ética ocupa uma posição mais sutil. Por uma questão de ética, espera-se dos cientistas uma exibição que é normalmente chamada de “comportamento profissional,” esse comportamento os ajuda a mantê-los direcionados a questões científicas e não a sentimentalismos ou controvérsias cansativas. Sendo humanos, no entanto, frequentemente nós falhamos..
O ideal é que a expressão escrita do conhecimento científico tenha a forma de uma exposição sistemática e ponderada. Conclusões estarão apoiadas em razões. Hipóteses serão consideradas tendo em vista a comparação entre as evidências favoráveis e contrárias. Certas relações lógicas conectam as conclusões e as suas razões. Outras conectam as hipóteses e as razões para sua rejeição ou modificação. Esse tipo de relação é a essência da lógica. As hipóteses e conclusões precisam estar de acordo com as regras da argumentação correta. Algumas considerações são capazes de sustentar conclusões, outras, não.
2. Epistemologia. Epistemologia, do grego episteme (ciência), é a vertente da filosofia que estuda o conhecimento, ou teoria do conhecimento, também chamada de Filosofia da Ciência. A aquisição de conhecimento genuíno ou válido deve seguir certos critérios. Métodos científicos específicos podem ser aplicados na obtenção desse conhecimento. Mas todos os métodos científicos têm limites, além dos quais suas asserções de conhecimento não são válidas. Além disso, o que antes era visto como conhecimento genuíno pode ser substituído por um novo conhecimento, contanto que esse novo conhecimento tenha sido adquirido validamente. Há várias abordagens à epistemologia. O Fenomenalismo sugere que apenas fenômenos constatados através de observação podem ser considerados conhecimento genuíno. Seguindo rigorosamente essa ideia, a ciência se reduziria a identificação e classificação de fenômenos. O Ficcionismo sugere que as hipóteses científicas devem ser vistas como ficções que dão ordem e coerência a observações. Em outras palavras, sentenças teóricas não se referem a ou descrevem realmente coisas ou processos reais, servindo apenas para ordenar observações (Harré, 1972). O Realismo sugere que certas teorias e conceitos existem de fato no mundo real. Harré (1972:99) lista três princípios realistas: (1) alguns termos teóricos se aplicam a entidades hipotéticas, (2) algumas entidades hipotetizadas são candidatas a existência, e (3) algumas candidatas existem. Cada uma dessas abordagens ao conhecimento foi usada em sistemática de alguma forma. O conceito de Bridgman de operacionalismo, apoiado por alguns feneticistas, é uma abordagem fenomenológica. Nominalistas que veem espécies como agrupamentos convenientes criados para facilitar a comunicação são ficcionistas. Sistematas que veem espécies como “reais” (sejam elas biológicas, evolucionárias ou de outros tipos) são realistas. É preferível a abordagem realista para a sistemática porque ela admite que haja padrões reais para serem descobertos na natureza que podem ser usados para estudar processos reais.
3. Metafísica. A Metafísica é o estudo dos conceitos e suas relações. Particularmente para a ciência, a metafísica se interessa pelas relações entre conceitos variados e sistemas científicos de aquisição de conhecimento. Alguns empíricos (como Popper) sugerem que os conceitos metafísicos não pertencem ao domínio da inquirição científica. Há, ainda assim, uma interação entre a forma que vemos o mundo (metafísica), nossa coleta de dados empíricos, e as mudanças na nossa visão do mundo baseadas nos nossos dados. Visto que certas ideias metafísicas limitam os tipos de hipóteses que propomos, há ao menos um potencial para derrubar nossas ideias metafísicas mostrando que essas hipóteses ou são muito restritivas, ou muito abrangentes, ou não se encaixam em teorias maiores.
4. Ética. A Ética é o estudo dos valores e da avaliação moral. Lógica, epistemologia e metafísica participam direta e amplamente no ponto de vista científico, mas a ética ocupa uma posição mais sutil. Por uma questão de ética, espera-se dos cientistas uma exibição que é normalmente chamada de “comportamento profissional,” esse comportamento os ajuda a mantê-los direcionados a questões científicas e não a sentimentalismos ou controvérsias cansativas. Sendo humanos, no entanto, frequentemente nós falhamos..
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Ao todo são 7 áreas:
Lógica
Ontologia
Gnoseologia
Axiologia
Epistemologia
Metafísica
Antropologia
Pesquise mais sobre pra você adquirir mais conhecimento sobre essas áreas...
Espero ter ajudado!!!
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