O papel mediador do professor no processo de ensino e aprendizagem exige uma postura sustentada em práticas de respeito ao aluno, no que se refere ao conhecimento, à vivência cultural e à realidade concreta. Nesse sentido, a mediação do professor exige:
Escolha uma:
a. saberes necessários a uma prática docente mais determinista e menos preocupada com as relações entre o currículo e as experiências culturais dos alunos.
b. pensar no progresso cultural do aluno, com vistas a resultados significativos de aprendizagem, partindo dos saberes vividos e dos conteúdos do currículo contextualizados.
c. saberes necessários a uma prática pedagógica diretiva que possibilite mais autonomia ao aluno e menos responsabilidade ao professor.
d. considerar o aluno como sujeito partícipe do processo de ensino e aprendizagem, tomando como ponto de partida os conteúdos estruturados .
Respostas
O contexto da história de vida dos alunos adultos faz com que apresentem diferentes habilidades e dificuldades no processo de aprendizagem. A habilidade representa, prioritariamente, a capacidade de reflexão sobre o conhecimento e sobre seus próprios processos de aprendizagem em função do acúmulo de experiências vividas. Essas experiências, quando relacionadas ao conteúdo que está sendo visto em sala de aula, desperta nesses alunos maior interesse e participação, não raro, suscitando um intenso debate entre eles.
Considerando esse cenário, em uma turma heterogênea, como o professor pode aproveitar as diferentes experiências, e ainda estabelecer conexão com o conteúdo apresentado?
Resposta: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A experiência do aprendiz adulto tem grande importância como base de aprendizagem. Cabe ao professor aproveitá-la como um ponto de identificação para, a partir daí, levar os a conhecimentos novos e complementares. Pode pedir a opinião dos educandos em relação à sua percepção sobre o conteúdo abordado, a partir de relatos de histórias pessoais. As histórias ligam os indivíduos, ao mesmo tempo em que representa um recurso para promover a participação e a atenção dos demais. Além disso, deve-se priorizar mais o educando e suas experiências, que o conteúdo em si, ou seja, valorizar o processo.
Deve-se ainda adequar as estratégias de aprendizagem ao perfil do público, incluindo suas vivências nesses métodos. Portanto, a aprendizagem, passa pela experiência, por isso, é importante que o educador permita ao educando expandir suas capacidades, por meio de uma educação ativa.
Explicação: