Sobre o conceito de cultura, leia o texto a seguir e responda às questôes.
São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a “raças” ou a outros grupos humanos. Muita gente ainda acredita que os nórdicossão mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses.
Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Segundo Félix Keesing, “não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado”. Em outras palavras, se transportarmos para o Brasil, logo após o seu nascimento, uma criança sueca e a colocarmos sob os cuidados de uma família sertaneja, ela crescerá como tal e não se diferenciará mentalmente em nada de seus irmãos de criação. Ou ainda, se retirarmos uma criança xinguana de seu meio e a educarmos como filha de uma família de alta classe média de Ipanema, o mesmo acontecerá: ela terá as mesmas oportunidades de desenvolvimento que os seus novos irmãos.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 24 ed. Rio de Janeiro:J. Zahar, 2009. p. 17-18
A) Se,como o texto aponta a cultura não é herdada geneticamente, então como ela é transmitida de geração a geração? Dê exemplos de acordo com suas experiências.
B) Já há algum tempo as ciências sociais vêm apontando que a cultura não pode ser definida como resultante das características físicas e genéticas dos seres humanos. No campo da política, que implicações há em acreditar que a cultura é um mero reflexo de características físicas e genéticas?
Respostas
A) A cultura é transmitida pelo meio, ou seja, pela sociedade e região nas quais o indivíduo vive. Se um indivíduo brasileiro cresce na Europa, ele absorverá a cultura do país onde cresceu e será como um cidadão normal naquela região. É exatamente isso o que acontece com brasileiros que crescem em outros países, e estrangeiros que crescem aqui. Inevitavelmente, eles adquirem a cultura do meio.
B) No campo político, quando se acredita que a genética está por trás das características culturais, se abre espaço para acreditar que uma cultura é superior a outra.
e isso já aconteceu, como bem sabemos, na Segunda Guerra Mundial. Os alemães, italianos e japoneses se consideravam superiores ao resto do mundo, tanto que isso culminou em uma guerra sanguinária e no extermínio de milhões de judeus por parte do regime nazista.
Espero ter ajudado!
São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a "raças" ou a outros grupos humanos. Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses.
Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Segundo Felix Keesing, "não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado". Em outras palavras, se transportar-mos para o Brasil, logo após o seu nascimento, uma criança sueca e a colocarmos sob os cuidados de uma família sertaneja, ela crescerá como tal e não se diferenciam mentalmente em nada de seu irmãos de criação. Ou ainda, se retirarmos uma criança xinguana de seu meio e a educarmos como filha de uma família de alta classe média de Ipanema, o mesmo acontecerá: ela terá as mesmas oportunidades de desenvolvimento que os seus novos irmãos.
LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir, considerando V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Embora muitas crenças de superioridade entre raças humanas estejam incorretas, fica claro que a miscigenação é nociva para o desenvolvimento da sociedade.
II. Indivíduos que são biologicamente inferiores a um determinado grupo podem ser superiores em termos culturais quando comparados àqueles, por isso o preconceito é um erro.
III. Pesquisadores do campo da antropologia afirmam não ser possível estabelecer uma relação direta entre as diferenças biológicas e as diferenças culturais presentes nos variados grupos sociais.
IV. O contexto social sempre será o fator determinante para a formação cultural de um indivíduo, não importando sua origem étnica.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, F, V, V.
Alternativa 2:
F, V, V, F.
Alternativa 3:
V, F, V, F.
Alternativa 4:
V, V, V, F.
Alternativa 5:
F, V, V, V.
me ajudem porfavor