• Matéria: Biologia
  • Autor: wesleyrossatop4qcqv
  • Perguntado 8 anos atrás

Como se explica a reprodução por esporos?


Era pra ser de ciência mas não tem :(

Respostas

respondido por: barrosluca97
0
Esporos são unidades de reprodução assexuada presentes em vegetais fanerógamos (com sementes), pteridófitas (samambaias, avencas), musgos, algas e fungos (leveduras e cogumelos). Em cada um desses grupos, os esporos são produzidos em estruturas específicas e podem dar origem a indivíduos intermediários (que têm vida curta pois apenas produzem os gametas da reprodução sexuada) ou a indivíduos mais "duráveis" (adultos).
Também são chamados de esporos as formas latentes ("adormecidas") de organismos unicelulares como protozoários e bactérias.
Um esporo é, basicamente, uma célula com uma parede celular resistente e que só germina quando encontra condições ambientais adequadas (calor, umidade, etc.).
A reprodução por esporos vai depender do grupo considerado. Por exemplo, nos vegetais Fanerógamos (Gimnospermas e Angiospermas), os esporos têm vida curta e recebem os nomes de: grão de pólen (masculino) e óvulo (feminino). A dispersão dos grãos de pólen depende de fatores ambientais como: ventos, animais (insetos, morcegos, aves e outros), chuvas, etc. Quando os grãos de pólen entram em contato com os óvulos da sua espécie, são liberados os gametas masculinos para fecundar os gametas femininos (que estão dentro dos óvulos). Após a fecundação, desenvolvem-se as sementes. Nas plantas Angiospermas, isso acontece dentro do ovário da flor (e esse ovário se transformará num fruto).

Espero ter ajudado.
Perguntas similares