• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jkvsilva
  • Perguntado 9 anos atrás


Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse".



(*) Adaptação de poema de Vladimir Maiakovski "E Não Sobrou Ninguém", feita pelo pastor evangélico alemão Martin Niemoller (1892-1984), preso por Hitler em 1938, durante a ascensão nazista.

Em relação à tolerância, diversidade religiosa e os direitos Humanos, é certo:

ALTERNATIVAS

O pensamento religioso não contempla ações políticas-sociais de afirmação dos direitos humanos.
O não reconhecimento da diversidade de religiosidades existentes e em expressão em nosso país, especialmente das chamadas religiões das minorias, como as de matriz africana, indígena ou cigana e de alguns imigrantes.
O princípio constitucional disposto no Art. 5º, inciso VI da Constituição Brasileira: É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
Que não há problemas de convivência inter-religiosa na sociedade brasileira contemporânea.

Respostas

respondido por: marcosdiaz
3
O princípio constitucional disposto no Art. 5° inciso VI da Constituição Brasileira: é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias. 
Perguntas similares