Respostas
As células animais apresentam uma estrutura organizada. Elas possuem três partes básicas: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.A célula animal é envolvida pela membrana plasmática que delimita o seu conteúdo e controla a entrada e saída de substâncias. Envolta da membrana plasmática existe o glicocálix, que confere proteção às células animaiNo citoplasma encontramos diversas organelas, como os ribossomos, lisossomos, centríolos, mitocôndrias, etcO núcleo celular contém o material genético, na forma de cromossomos. Como a célula animal é eucarionte, o núcleo é delimitado por membrana.As células animais têm a função de originar tecidos e órgãos que apresentam funcionalidades complementares. Cada organela presente na célula desempenha uma função específica.
Olá, carinha!
Vale ressaltar que, a celula animal não possui uma parede celular e nem a organela cloroplastos.
Membrana celular- Controla a mudança de substâncias entre a célula e seu ambiente.
núcleo contém o DNA celular (ácido desoxirribonucleico), ou seja, a informação hereditária para executar todas as funções celulares. Ele também é responsável pela divisão celular.
Citoplasma - Contém organelas e o citoesqueleto.
Reagente endoplasmático (ER) O RE pode ser macio ou áspero - Produz e transporta gorduras e proteínas dentro e fora da célula.
Ribossomas - Fazem proteínas.
Complexo Golgi - Executa a secreção celular.
Mitocôndria - A respiração celular ocorre neles.
Lisossomos - Eles são responsáveis por digerir substâncias alimentares.
Peroxissomos - responsável pelo armazenamento de enzimas.
Centrossoma - Envolvido na divisão celular.
Parede celular - Protege e forma células de plantas.
Cloroplastos - são responsáveis pela fotossíntese. Processo pelo qual a energia da luz, absorvida pela clorofila, é usada para produzir oxigênio e alimentos.
Vacúolos - Armazenamento de substâncias.
Citoesqueleto- As funções que realiza são relacionadas à estabilidade na forma da célula e à organização do citoplasma, também intervém em uma grande variedade de processos dinâmicos, tais como: o transporte intracelular de materiais, o movimento das células (locomoção), bem como de suas organelas e estruturas.