a) Que cidades controlavam o monopólio das rotas comerciais no mar Mediterrâneo ? b) Quais as consequências desse monopólio? (período das grandes navegações)
Respostas
b) Sendo essas cidades portas de entrada dos produtos asiáticos para a Europa e detendo elas o controle do monopólio, a prática do livre aumento de preço era comum, o poder de escolher com quem a Itália ia ter relações comerciais de venda dos produtos, por exemplo.
Isso, claro, estimulou a ideia de alguém quebrar esse monopólio comercial, também criando rotas comerciais alternativas. Iniciava-se o período das Grandes Navegações.
Resposta da A
As cidades que controlavam o monopólio das rotas comerciais no mar Mediterrâneo eram as cidades italianas.
Desde o século XI, quando as cruzadas reabriram o Mediterrâneo, reanimando as relações entre Oriente e Ocidente, o comércio de produtos orientais era totalmente controlado pelas cidades do norte da Itália, especialmente Gênova e Veneza.
Aqueles que utilizavam o Mediterrâneo para adquirir especiarias tinham que passar pelas cidades italianas. Assim, com essa vantagem geográfica os comerciantes italianos revendiam os produtos por preços mais caros e, quando passavam comerciantes de outras nações, os italianos aproveitavam para taxá-los.
Resposta da B
A burguesia europeia, cansada desses preços, percebeu que era hora de descobrir um novo caminho para as Índias, para quebrar o monopólio italiano sobre o comércio no mar Mediterrâneo. A única maneira de quebrar o monopólio comercial italiano era descobrir um novo caminho marítimo para as Índias.
No entanto, até o século XV, isto era impossível, porque as técnicas de navegação eram muito rudimentares e não permitiam a navegação em alto mar. Assim, houve um grande desenvolvimento das técnicas de navegação e aprimoramento, especialmente o desenvolvimento da cartografia, que possibilitou a elaboração de mapas mais exatos combinados com os estudos de astronomia.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19444108