Respostas
CompartilharEmail
O Teatro Grego foi muito importante no desenvolvimento da cultura grega e, além disso, serviu de influência e inspiração para outros povos da antiguidade, sobretudo, os romanos.
Vale lembrar que o termo teatro (theatron), do grego, significa “local onde se vê” ou “lugar para olhar”. O teatro grego era formado por diversos elementos, cenários e figurinos. Além das da presença de júris, eles apresentavam músicas, danças e mímicas.
Resumo das CaracterísticasSaiba sobre as mais importantes características do Teatro Grego:
OrigemO teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas sobretudo, para o Deus Dionísio, divindade das festas, fertilidade e vinho.
Nas celebrações Dionisíacas, que duravam cerca de uma semana, as pessoas bebiam, cantavam e dançavam. Com o passar do tempo, essas festas foram evoluindo na organização e elaboração, até chegar ao o que hoje conhecemos como o teatro com enredo, atores, plateia, encenações, etc.
Inúmeros festivais de Teatro, fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam dias.
Para saber mais, leia Mitologia Grega.
MáscarasAs máscaras eram um instrumento essencial do figurino dos autores, sendo muito utilizado no teatro grego. Já que as mulheres não participavam das atuações (não eram consideradas cidadãs da pólis), as máscaras, muito coloridas, podiam representar personagens de ambos os sexos.