4 - “Desde que havia sido desencadeada, a nova concepção de mundo, inaugurada por Marx, tinha municiado muitas organizações operárias e inspirado diversos intelectuais e políticos. Em sintonia com essa visão, Gramsci também acreditava que a compreensão de si mesmo e das contradições da sociedade acontecem pela inserção ativa nos embates hegemônicos. Por isso, aprofunda a estreita ligação entre intelectuais, política e classe social, mostrando que a filosofia, tal como a educação, deve tornar-se ‘práxis política’ para continuar a ser filosofia e educação (...). Consciente da centralidade dos intelectuais no mundo contemporâneo, Gramsci reserva a essa questão um espaço significativo em seus escritos. Ao vivenciar como poucos a nova figura do intelectual militante (...), capta as complexas dinâmicas de expansão da “sociedade civil”, que vinha ampliando de forma inédita as expressões intelectuais na ‘superestrutura’. Mas, em contraposição às teorias que na sua época defendiam aelitização dos intelectuais (...), que se assustavam com o avanço das massas (...), que desprezavam a democracia (...) ou separavam a política da ciência (...), Gramsci valoriza com singularidade o saber popular, defende a socialização do conhecimento e recria a função dos intelectuais, conectando-os às lutas políticas dos ‘subalternos’.” (SEMERARO, Giovanni. “Intelectuais ‘Orgânicos’ em tempos de Pós- Modernidade”. Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 70, p. 373-391, set./dez. 2006)
A partir da leitura atenta do excerto acima, assinale a alternativa correta:
a) Segundo o autor, Gramsci não concorda que a atuação dos intelectuais na superestrutura (escolas, jornais, sindicatos) seja relevante para a transformação da estrutura produtiva.
b) A compreensão das condições contraditórias que sustentam as relações de produção no capitalismo é essencial para a atuação dos intelectuais, que devem inserir-se nos aparatos políticos do Estado.
c) Uma das peculiaridades da análise política e social de Gramsci está na forma como pensa a atuação dos intelectuais, que podem surgir nas massas e organizarem a luta política dos subalternos.
d) Gramsci só consegue compreender as relações superestruturais que sustentam o universo da política porque atua como intelectual militante na sociedade civil, membro da elite, e atua também como intelectual orgânico.
Respostas
respondido por:
0
Acredito que seja a letra B.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás