Respostas
A queda do Império Romano foi um processo que começou no século II d.C. e aconteceu gradualmente. Ele foi causado por diversos fatores ao mesmo tempo, como: disputas políticas internas; instabilidade política e econômica; rebeliões internas.
Dizer que o declínio do Império aconteceu de maneira gradual significa que ele não aconteceu de uma vez só, de maneira rápida e cortante, mas na verdade de pouco em pouco. Isso porque o declínio começou logo após o império alcançar seu ápice: por volta do ano 100 ele era formado por cerca de 70 milhões de pessoas.
O tamanho do império exigia muito cuidado com as fronteiras, e com o tempo foi ficando difícil vigiá-las. Isto aconteceu porque o crescimento do império levou a que poucas pessoas, os nobres, concentrassem grandes quantidades de terras, o que fez com que:
I) trabalhadores da terra se revoltassem contra o governo por não ter onde trabalhar gerando crise política;
II) posteriormente, com o agravamento das crises, pessoas abandonassem as cidades e fossem viver sob proteção de senhores de terras.
Outros fatores que pioraram a crise econômica prolongada e ajudaram a provocar a queda do império romano:
I) crise do escravismo: com a diminuição das guerras de conquista de territórios diminuiu o número de escravos disponíveis para realizar trabalhos diversos;
II) fronteiras ficaram desprotegidas, favorecendo invasões dos povos germânicos;
III) para tentar manter as fronteiras, os líderes romanos começaram a contratar pessoas dos povos germânicos através de doação de terras para fazer a segurança desses espaços. Isso levou à progressiva diminuição do território romano e da germanização dessas terras.