• Matéria: Direito
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Vocês acreditam que é papel do Estado atuar no setor bancário, por quê? Há alguma diferença entre um banqueiro público e um banqueiro privado?
Vocês acreditam que é papel do Estado ajudar grandes e bilionárias empresas que lidam com tecnologias de ponta?
Vocês acreditam que a infraestrutura urbana foi criada a partir de critérios claros e explícitos de investimento tendo em vista o bem-estar da população ou houve pressão de determinados setores econômicos que acabaram por verdadeiramente cooptar as políticas públicas de saneamento e uso do solo?

Respostas

respondido por: maarigibson
10

Olá, tudo bem?

O que se acredita que seja papel do Estado modifica-se com a crença política de cada um. Por exemplo, para um liberal a intervenção estatal no mercado deve ser mínima. Já para alguns outros, deve haver regulamentação do Estado em todos os setores, inclusive o econômico, para que não hajam abusos.


O lucro do banqueiro privado vai para seu próprio proveito, já o dos bancos estatais é utilizado em projetos para a população, como melhores financiamentos.


Empresas grandes e milionárias não necessitam de ajuda estatal para seu funcionamento, somente caso desempenhem papel imprescindível para a nação. De outro modo, somente aumentarão seus lucros.


A infraestrutura urbana deve seguir determinados parâmetros para que se evitem gastos posteriores do próprio estado, como por exemplo com tratamento de doenças decorrentes do mau saneamento. Existem impostos que são pagos para este fim. Entretanto, em áreas onde existe maior poder de influência do setor econômico, há maior investimento na parte de infraestrutura sim.

Espero ter ajudado!

respondido por: thaynnaba
0

No caso podemos afirmar que é dever do estado intervir no sistema bancário como forma de coibir possíveis abusos.

Nesse sentido, o banqueiro público se difere do privado tendo em vista que o privado almeja lucros cada vez maiores.

O estado poderá ajudar as grandes empresas de tecnologia tendo em vista que essas podem contribuir para a consecução de empregos bem como para desenvolver a tecnologia de um país.

Com relação a política urbana a mesma não foi pensada como forma de contribuir para o bem estar social.

Isso porque não houve planejamento para construção das cidades tendo em vista a questão social existe do nascimento das favelas, por exemplo.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7728173

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares