Respostas
Olá!
A microbiota residente é aquela que vive e se multiplica no organismo. Estes microorganismos, apesar de terem certa virulência, não produzem doenças, sendo bastante úteis ao estimularem o sistema imunológico.
Já a microbiota transitória se caracteriza como organismos que sobrevivem na superfície da pele, seja atrelado à sujeira ou oleosidades da pele. Este tipo de microorganismo apresenta alta capacidade de gerar patologias quando o organismo do indivíduo se encontra debilitado.
Vale ressaltar que enquanto o a microbiota transitória consegue ser eliminada com a lavagem de mãos realizada da forma correta, a eliminação da microbiota residente se dá apenas com o uso de antissépticos cirúrgicos.
Resposta:
Residente: consiste em microrganismos encontrados com regularidade em determinada idade e área da superfície, sendo perturbada, recompõe-se com facilidade. Transitória: consiste em microrganismos não patogênicos ou potencialmente patogênicos que permanecem na pele ou mucosa por horas, dias ou semanas, provenientes do meio externo, não provocando doença e não se estabelecendo em definitivo na superfície.