Respostas
Olá,
Primeiro precisamos compreender o que é uma fronteira. Fronteira é uma espécie de limite que está situada entre duas cidades, Estados, regiões ou países, uma área de mudança, quando você deixa de estar em um local e passa para outro.
A economia de fronteira é causada pelos itens que são comprados e um país e levados a outro país, que faz com que haja uma economia fronteiriça, a mudança de um determinado item que deixa de estar em um local para ir para um diferente.
Resposta:
O termo “economia de fronteira”, segundo o texto, representa o paradigma de crescimento econômico que historicamente marcou o povoamento e desenvolvimento amazônico, linear e infi nito, baseado na exploração predatória dos seus recursos naturais e do saber de suas populações tradicionais.
Explicação:
A Amazônia é uma das mais antigas periferias do sistema mundial capitalista. Seu povoamento e desenvolvimento se deram de acordo com o paradigma da economia de fronteira, signifi cando, com isso, que o crescimento econômico é visto como linear e infi nito, sendo imperativo sustar esse padrão baseado no uso predatório das suas riquezas naturais e do saber de suas populações tradicionais.
(UNICAMP, Adaptado de Bertha K. Becker, “Geopolítica da Amazônia”. Estudos Avançados,19, no 53, 2005, p. 72)