Foi no período da Revolução Industrial, no Século XVIII, que surgiram as primeiras noções de Estado de Bem-Estar Social: com o aumento da utilização de máquinas nas indústrias, os trabalhadores passaram a não mais produzir diretamente o produto, mas a serem operadores de máquinas, o que causou inúmeros acidentes de trabalho. A partir dessas considerações, complete as lacunas a seguir: No Período da ____________, os trabalhadores, revoltados com as condições precárias de trabalho, começaram a realizar as primeiras greves e a reivindicar melhorias. O Estado então, pressionado pelos donos de indústrias, cria as primeiras políticas de ____________, como assistência à maternidade, invalidez e pensões. A nível mundial, a seguridade social nasceu na ____________, em 1883, por Otto Von Bismarck, que instituiu o primeiro “seguro-doença”, nos anos seguintes, foram criadas as coberturas para acidentes de trabalho, invalidez e velhice. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Revolução Industrial, proteção social, Estados Unidos. b. Revolução Francesa, proteção social, França. c. Revolução Industrial, proteção jurídica, Alemanha. d. Revolução Moderna, proteção social, Alemanha. e. Revolução Industrial, proteção social, Alemanha.
Respostas
Resposta correta é: Revolução Industrial, proteção social, Alemanha.
A alternativa correta é a E
No Período da Revolução Industrial, os trabalhadores, revoltados com as condições precárias de trabalho, começaram a realizar as primeiras greves e a reivindicar melhorias. O Estado então, pressionado pelos donos de indústrias, cria as primeiras políticas de proteção social, como assistência à maternidade, invalidez e pensões. A nível mundial, a seguridade social nasceu na Alemanha, em 1883, por Otto Von Bismarck, que instituiu o primeiro “seguro-doença”, nos anos seguintes, foram criadas as coberturas para acidentes de trabalho, invalidez e velhice.
A Revolução Industrial foi o divisor de águas para a criação dos direitos sociais, que surgiram diretamente do movimento operário em busca de melhores condições de vida e trabalho.
Os direitos sociais são aqueles que exigem uma prestação direta do Estado, ou uma fiscalização, que muitas vezes interfere na esfera privada dos contratos trabalhistas ou da vida social em si. De acordo com a teoria das gerações dos direitos, de Norberto Bobbio, são considerados direitos de segunda geração.