quais são os 15 tipos de romance? defina os ?
Respostas
O Romance Urbano ou de Costume tem como principal característica retratar e criticar os costumes da sociedade.
O Romance Sertanejo ou Regionalista (tipicamente brasileiro) aborda questões sociais a respeito de determinadas regiões do Brasil, destacando suas características.
Romance Histórico surgiu no início do século XIX, e tinha como característica a reconstrução dos costumes, da fala e das instituições do passado.
Romance Indianista traz o índio e os costumes indígenas, como foco literário. Considerado uma autêntica expressão da nacionalidade, o índio era altamente idealizado.
Romance Psicológico prefere perscrutar e analisar os motivos íntimos das decisões e indecisões humanas. O primeiro exemplo perfeito do gênero foi: As ligações Perigosas (Les Liaisons Dangereuses, 1782), de Choderlos Laclos.
Romance Gótico surgiu como uma reação ao racionalismo iluminista e, ao mesmo tempo, ao aristocratismo. Foi cultivado, sobretudo na Inglaterra e caracterizou-se pelo vivo interesse na Idade Média: a beleza da arquitetura gótica, as sociedades secretas, a Inquisição, e os monges.
Romance Intimista explora o interior das personagens (angustiados, solitários, sufocado pelo meio social, incomunicáveis ou pouco comunicativos) desnudando seus traumas, seus problemas psicológicos, religiosos, morais e metafísicos. Tem a mesma linha de sondagem interior, iniciado por Clarice Lispector.
Romance Memorialista e / ou Autobiográfico surge na ficção brasileira na década de 80, misturando autobiografia, relatos de viagens e reflexões de intelectuais que viveram no exílio ou foram testemunhas das atrocidades cometidas pelo regime militar.
Romance Policial clássico tem como enredo o esclarecimento de um crime pela habilidade e coragem de um detetive. As primeiras narrativas policiais se devem a Edgar Allan Poe.
Romance de Ficção Científica surgiu em 1920 e se firmou a partir de 1937, com as obras de Hugo Gernsback, John Wood Campbell e Edward Ernest Smith. Os temas são em geral invenções ou descobertas secretas, autômatos dotados de inteligência, monstros espaciais ou de laboratório, guerras intergalácticas etc.
Romance Galante surgiu no século XVII, como uma forma de evasão aristocratizante. O romance galante teve como precursor o romance picaresco.
Romance Negro é marcado por crimes hediondos, cujas personagens são dominadas por vícios e paixões criminosas: Justine ou As Desgraças da Virtude, de Sade, é um bom exemplo.
O Romance Didático utiliza uma história fictícia para divulgar um ensinamento. Serve como exemplo: Émile, de Rousseau.
Romance Pastoril e uma antiga narrativa literária de caráter bucólico, cujos heróis eram pastores e pastoras, como em: Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro.
Nouveau Roman surgiu em 1947, com Retrato de um Desconhecido de Nathalie Sarraut. Chamado por Jean-Paul Sartre de anti-romance. Nos fundamentos do Noveau Roman está a rejeição ao romance psicológico e a defesa de uma anti-psicologia no romance. Na obra o homem foi descrito como coisa entre as coisas, com o predomínio de uma descrição dos objetos.
Podemos apontar que os 15 tipos de romance são:
I. Romance Urbano ou de Costume, que critica tradições e costumes sociais.
II. Romance Sertanejo ou Regionalista, um gênero brasileiro que retrata a vida no sertão e as temáticas sociais.
III. Romance Histórico, que surgiu ainda no século XIX e faz uma reconstrução do passado.
IV. Romance Indianista que coloca a figura do índio como elemento central.
V. O Romance Psicológico que aborda as decisões e a mente humana na sociedade e nos relacionamentos.
VI. Romance Gótico que traz consigo o viés do iluminismo e do racionalismo europeu.
VIII. Romance Policial, que se desenvolve a partir de uma trama investigativa.
IX. O Romance de Tese, que traz consigo reflexões profundas sobre o homem e a sociedade.
X. Romance de Cavalaria, inspirado nos contos medievais.
Temos também os Romances de Aventuras, Romance Desmontável, Romance Epistolar e Romance Regional.
Abraços!