A cultura organizacional é formada de elementos explícitos, como os artefatos e implícitos, como os ritos, linguagem, cerimônias, heróis, histórias, crenças, que norteiam tanto a identidade da própria organização quanto o comportamento das pessoas que a constitui. Para Schein (1992, p.12 apud Crozatti, 1998) a cultura de uma organização pode ser definida como um conjunto de pressuposições básicas compartilhadas por um grupo como forma de resolução de problemas internos ou externos e pode ser dividida em três níveis (Crozatti, 1998): Artefatos, Valores e Pressupostos. A cultura nasce com a empresa, constituída de elementos advindos geralmente do empreendedor, o “dono do negócio”, mas ela se desenvolve com o tempo, adquirindo novas interfaces, abraçando novas ideias e comportamentos, adequando-se com os recursos humanos da empresa e alinhados com as decisões estratégicas da alta administração. Quando a cultura sofre grande alterações, é preciso um esforço organizacional para auxiliar a empresa a passar por esse momento de mudança da melhor forma possível.

Respostas

respondido por: winederrn
1
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

Primeiramente, deixo claro que não foi possível encontrar o restante questão. Porém, deixarei algumas considerações importantes que vão ajudá-lo(a) na resolução desta questão.

Como sabemos, a Cultura Organizacional é compreendida como um conjunto de preceitos/valores que são compartilhados por cada organização. Nesta ideia, cada empresa possui a sua Cultura Organizacional.

Quando uma empresa é vendida ou incorporada, há o receio para aquilo que é novo, principalmente por parte dos colaboradores (é normal). Nestes casos, uma nova Cultura Organizacional será implantada, o que pode contribuir de forma positiva ou negativa para o desempenho do colaborador.

Espero ter contribuído.
Perguntas similares