O pensamento escolástico medieval surgiu dentro dos mosteiros cristãos, tendo, como base, os pensamentos do filósofo da Grécia Antiga, Aristóteles. A escolástica trabalhava a relação da fé e da conduta humana e objetivava o exercício do pensamento pela razão, mas sem desconsiderar a crença. Nesse sentido, o homem é responsável por seus atos, que influenciarão seu destino. AGUIAR, G. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018. Diante do fragmento de texto, exposto anteriormento, sobre a escolástica, podemos destacar o seguinte representante:
Alternativas
Alternativa 1:
Platão.
Alternativa 2:
Santo Agostinho.
Alternativa 3:
Sartre.
Alternativa 4:
São Tomás de Aquino.
Alternativa 5:
Martinho Lutero.
salesbarbara26p54d16:
alternativa 4: São Tomás de Aquino 2° aula conceitual e na pagina 38 do livro.
Respostas
respondido por:
12
Resposta alternativa 4
A escolástica foi uma escola que surgiu na idade medieval dentro dos mosteiros.
O saber desse período ficou restrito a igreja, portanto, os principais nomes dessa escola eram membros da igreja, que viviam nesses mosteiros. O mais importante membro da escolástica era São Tomás de Aquino.
Ele baseava-se nos conhecimentos de Aristóteles para formular concepções que tivesse relações entre a fé e a razão. Essa concepção era uma maneira de não excluir nem a religião nem o conhecimento do homem, já que para São Tomás se Aquino a inteligência do homem era uma dádiva de Deus.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás