A partir da literatura de administração que trate sobre a administração de recursos humanos (ARH) no Brasil é possível estabelecer fases enfáticas desse aspecto organizacional. Por exemplo, até a década de 30 no século XX, a ARH esteve em uma fase contábil onde o que prevalecia era uma ênfase no registro contábil de horas a pagar ou descontar. Nessa época, o gestor era tido mais como um capataz, distintamente do que se vê corriqueiramente hoje.

Considerando as fases de ARH no Brasil, associe as duas colunas a seguir, relacionando a ênfase de ARH à fase correta.

1) Fase Legal – Estado Novo (1930 – 1950) ( ) A ARH passa a ser vista como uma parceira da alta direção na condução da empresa à competitividade.
(2) Fase Tecnicista (1950 – 1965) ( ) A ênfase desse período foi a estruturação de serviços em ARH para contratar e treinar o funcionários, bem como intervir em aspectos básicos da convivência.
(3) Fase Administrativa ou Sindicalista (1965-1985) ( ) Passam a vigorar um conjunto de leis que regem o trabalho. A ARH passa exercer um domínio sobre a força de trabalho na medida em que domina a legislação vigente.
(4) Fase Estratégica (1985 – Atual) ( ) Neste período a ARH passou a ter influência e/ou interface com lideranças de grupos organizados de trabalhadores, intermediando sua demandar

Respostas

respondido por: maarcoosdiasp4zae7
3
A sequência vai ser 4,2,1,3

Perguntas similares