• Matéria: História
  • Autor: Lety740
  • Perguntado 8 anos atrás

Explique por que o fatalismo precisou varrer a imagem de Trotsky da história soviética.

Respostas

respondido por: vyctoriaalves10
2
 Trotsky era favorável à internacionalização da revolução e defendia a expansão da revolução soviética para os países da Europa Ocidental (principalmente na Alemanha, pois esta atravessava uma crise revolucionária). Essa concepção foi chamada de revolução permanente. 

Stalin, representando a tendência direitista ou moderada do partido bolchevique, considerava uma aventura esquerdista a expansão da revolução. Propondo o fortalecimento geopolítico da URSS, originou a concepção do socialismo em um só país. 

As posições stalinistas são garantidas através da formação de um corpo burocrático subserviente alicerçado sobre um aparelho policial que através da violência passa a eliminar seus opositores. Trotsky, figura ímpar, durante o processo revolucionário de outubro foi banido e assassinado no exílio (México), pois se constituía numa ameaça às pretensões ditatoriais stalinistas. 

Trotsky, que em suas obras, como “A Revolução Traída”, previra a formação de um estado burocrático-policial, teve suas obras proibidas e seu nome foi eliminado da história oficial soviética. 

Espero ter ajudado. bjs


Lety740: obg
Perguntas similares