• Matéria: Filosofia
  • Autor: issacarvalho5
  • Perguntado 8 anos atrás

Em sua opinião, a fé e a razão são complementares ou antagônicas?

Respostas

respondido por: delayofgame2009
30
Santo Agostinho as considerou complementares, a razão em serviço da fé.

Muito da ciência de hoje é basicamente antagônica a fé, principalmente porque a maioria da produção científica é pioneira e inovadora, o que se choca com os princípios mais conservadores que as igrejas, maiores instituições da fé, empregam.

Mesmo a ciência, algumas vezes é dúbia, e é necessário um pouco de fé. A teoria da Evolução por exemplo, é baseada em ciência, mas não possui prova, portanto acreditar nela é ter fé que as evidências são verdadeiras e que a teoria é válida.

Ou seja, nesse quesito, fé e religião podem ser antagônicas ou complementares. Nenhuma delas é absoluta, a não ser na mente de quem pratica uma ou outra.

:)

issacarvalho5: Obrigada, ajudou muito!
respondido por: makmorales
17

A fé e a razão são complementares ou antagônicas a depender do ponto de vista, pois como diziam os filósofos estoicos: a vida é opinião! Aquele que possui crença divina acreditará que elas são complementares, enquanto que o ateu dirá que são antagônicas.

Em ambos os casos a relação entre a fé e a razão é estabelecida conforme a crença pré-determinada do indivíduo que refletirá sobre o tema. Porém, é observável tentativas de racionalização da fé, onde busca-se na ciência uma forma de validação para determinada crença.

A teoria do Design Inteligente é um exemplo da relação entre a fé e a razão do ponto de vista de complementariedade.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/22651416

Anexos:
Perguntas similares