• Matéria: História
  • Autor: fafa100
  • Perguntado 8 anos atrás


1)Como vimos, a história é um conhecimento dinâmico, que está constantemente em construção. o que isso significa?
2) Para se produzir conhecimento histórico é suficiente extrair das fontes primárias as informações que elas oferecem? por quê?
3) O julgamento dos eventos do passado com base em valores ou regras do presente é um equívoco grave, que despreza as especificidades do tempo e do lugar estudados. como se chama esse tipo de equívoco e como pode ser evitado?
4) O que significa dizer que o tempo histórico é composto de diferentes citações?
5) Para estudar história, usamos uma periodização baseada em grandes Marcos da história europeia, como a queda de Constantinopla e a revolução francesa. essa periodização vem sendo muito questionada, especialmente ao tratar de estudos de culturas e povos não europeus. por quê?

Respostas

respondido por: pissurnof
173
Olá, tudo bem? Vamos responder cada alternativa por vez.

1) Poderia-se pensar que, como a História é constituída em grande parte por fatos, ela seria imutável, mas isso está longe de ser realidade. Na verdade, a História é constituída pela observação e análise de fontes históricas, que por sua vez registraram fatos. Assim, é possível dizer que a construção histórica parte em grande parte da visão e interpretação de cada profissional a respeito de uma dita fonte, que influencia por sua vez na narrativa de fatos. Ou seja, a construção histórica é constantemente dinâmica

2) A extração de conhecimento das fontes históricas é sem dúvida importante, mas é crucial efetuar sua observação, análise e interpretação adequadas. Sem isso, a fonte acaba por se tornar a História por si só, o que abriria espaço para possíveis parcialidade e anacronismo.

3) Chama-se anacronismo. Para evitá-lo, deve-se analisar e interpretar a fonte considerando o contexto sócio-cultural da época.

4) Presumo que o que a alternativa queira saber é, na verdade, o que significa dizer que o tempo histórico é composto de diferentes durações. Significa dizer que a experiência humana, do que é em realidade constituída a História, corresponde aos tempos de suas experiências sócio-culturais

5) Para muitos profissionais, esta periodização é considerada ultrapassada, já que tem como concepção central o fato que a evolução humana se dá por etapas e a sociedade europeizada é o seu auge. Uma vez que é sabido hoje que não é possível catalogar sociedades diferentes nas mesmas etapas civilizatórias, muitos escolheram limitar seu uso para apenas fins clarificadores e didáticos. Apesar disso, é ainda difícil separar realisticamente um período histórico do outro, já que características sócio-culturais não cessam do dia para a noite por meio apenas de um evento chave. 

rafaellopes213: muitpo obrigado me ajudou muito : 3 : 3 : 3 : 3
respondido por: eduardalinda0123
10

Resposta:

1)- a construção histórica em grande parte da visão e interpretação de cada profissional a respeito de uma dita fonte, que influencia por sua vez na narrativa de fatos

Explicação:

Ou seja, a construção histórica é constantemente dinâmica.

Perguntas similares