• Matéria: Português
  • Autor: milena247
  • Perguntado 8 anos atrás

Trecho de "Manifesto do futurismo" de Felippo Marinetti

"Olhe-nos! Nós nao estamos esfalfados... Nosso coração não tem a menor fadiga. Porque ele está nutrido pelo fogo.,pelo ódio e pela velocidade!... Isso o espanta?"

"Nós queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutor dos anarquistas, as belas ideias que matam, e o menosprezo à mulher"

Qual o sentido desse trecho, o que ele quer dizer, e principalmente o que ele exalta?

Respostas

respondido por: alineonline
3
Esse Manifesto mostra que os futuristas estavam virados no capeta. 

Um pouco de contexto histórico: Itália, 1909, industrialização tardia. Mistura de progresso acelerado, desordenamento social causado por esse progresso e desespero em saber que, em relação a outras potências europeias, eles estavam atrasados. Por isso o Manifesto Futurista exalta o progresso a qualquer preço, movidos pela violência para destruir qualquer obstáculo ou oponente. Nesse sentido, a feminilidade é vista como fraqueza.

milena247: No caso o principal ponto desse trecho é criticar o atraso em relaçao a outras potencias, e a exaltaçao como por exemplo da velocidade
alineonline: Sim, há uma crítica ao atraso, mas também um apelo pra que a Itália parta pra briga, pra correr atrás. A velocidade é um fator fundamental :)
milena247: Ok, obrigado
alineonline: de nada :)
Perguntas similares