qual significado das expressões: a) fuguere urbem
b) inutilia truncat
c) carpe diem
d) Locus amoenus
e) aurea mediocritas
Respostas
O significado das expressões é:
a) fuguere urbem = fuga do ambiente urbano; fuga da cidade
b) inutilia truncat = corte do inútil; corte dos exageros
c) carpe diem = aproveitar o dia; curtir o momento
d) Locus amoenus = local ameno; local agradável
e) aurea mediocritas = mediocridade áurea; áurea mediana
Essas são expressões típicas do estilo do Arcadismo, que descrevem os valores e características das obras desse estilo literário.
A poesia árcade valorizava o ambiente rural, a simplicidade, a vida no campo e a vida mediana como forma de obter a felicidade.
Fugere urbem – Para viver de maneira tranquila, o árcade deveria se afastar, ou seja, fugir da cidade. Na vida campesina, por meio do contato com a natureza e do conhecimento que dela advém, reina a felicidade. O campo era visto, portanto, como o paraíso.
Inutilia truncat – Para garantir textos literários mais próximos da perfeição da natureza, o poeta deveria cortar o inútil, ou seja, eliminar os excessos para separar o bom do defeituoso.
Carpe diem – A máxima "aproveite o dia", do poeta latino Horácio, foi o principal preceito do Arcadismo, revelando a consciência dos escritores diante da efemeridade da vida. A felicidade sem excessos deveria ser alcançada, no presente, para o usufruto de uma vida equilibrada.
Locus amoenus – Significa lugar ameno. Os poetas árcades descreviam como paisagem ideal um ambiente tranquilo e bucólico.
Aurea mediocritas – Na busca pela felicidade, o poeta deveria se lembrar do perigo do excesso, posicionando-se, de forma moderada, em todas as áreas de sua vida. Por meio da prática da condição mediana (literalmente, moderação de ouro), o árcade evitaria as paixões que perturbam a tranquilidade da alma.