• Matéria: História
  • Autor: samuelvkrieger772
  • Perguntado 8 anos atrás

G Relacione as rivalidades e conflitos entre as póleis gregas e seu processo de enfraquecimento.

Respostas

respondido por: pissurnof
117
Olá, tudo bem? Podemos associar intimamente o enfraquecimento grego com a Guerra do Peloponeso. Ocorrida entre 431 a.C. e 404 a.C., ela foi um confronto entre as mais poderosas cidades gregas, Atenas e Esparta, juntamente com seus aliados

Atenas e Esparta podem ser consideradas como tendo culturas políticas antagônicas. A democrata Atenas era imperialista, tendo sua força no poderio naval, enquanto a conservadora Esparta era militarista e baseava sua influência num organizado exército. Os interesses comerciais de seus governos também se chocavam, mas a causa imediata da Guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e uma das aliadas de Esparta, a cidade de Corinto. A luta prolongou-se devido ao equilíbrio de forças, devastando a Grécia. No final, Esparta venceu, enfraquecendo substancialmente Atenas e seus aliados.

Como resultado desses fatores, a Grécia como um todo iniciou sua decadência, acentuada ainda mais quando ocorreu outra guerra, esta entre Esparta e Tebas. Enquanto Tebas vencia e estabelecia sua supremacia, os macedônios ao norte fortaleciam sua política expansionista. Aproveitando as lutas entre as cidades gregas, o rei macedônio Felipe II interviu, vencendo em 338 a.C. e iniciando o controle macedônio sobre a Grécia.
Perguntas similares