QUESTÃO 1
Considere o texto a seguir:
Que é o Terceiro Estado?
Que é o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa...
O Terceiro Estado forma em todos os setores os dezenove/vinte avos, com a diferença de que ele é encarregado de tudo o que existe de verdadeiramente penoso, de todos os trabalhos que a ordem privilegiada se recusa a cumprir. Os lugares lucrativos e honoríficos são ocupados pelos membros da ordem privilegiada...
Quem, portanto, ousaria dizer que o Terceiro Estado não tem em si tudo o que é necessário para formar uma nação completa? Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentado. Se suprimíssemos a ordem privilegiada, a nação não seria algo de menos e sim alguma coisa mais. Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo, mas um tudo livre e florescente. Nada pode caminhar sem ele, tudo iria infinitamente melhor sem os outros...
Uma espécie de confraternidade faz com que os nobres dêem preferência a si mesmos para tudo, em relação ao resto da nação. A usurpação é completa, eles verdadeiramente reinam...
É a Corte que tem reinado e não o monarca. É a Corte que faz e desfaz, convoca e demite os ministros, cria e distribui lugares etc. Também o povo acostumou-se a separar nos seus murmúrios o monarca dos impulsionadores do poder. Ele sempre encarou o rei como um homem tão enganado e de tal maneira indefeso em meio a uma Corte ativa e todo-poderosa, que jamais pensou em culpá-lo de todo o mal que se faz em seu nome.
SIEYÈS. Que é o Terceiro Estado? 1789
Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018.
Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação a seguir:
***O texto escrito por Emmanuel Joseph Sieyès, em 1789, ficou famoso e se tornou um importante documento histórico, pois
Alternativa 1:
expressa perfeitamente os ideias absolutistas que governavam a Europa durante o século XVIII.
Alternativa 2:
apresenta a articulação do golpe político organizado por Napoleão Bonaparte durante o período do Consulado, o qual entraria para a história como o Golpe 18 Brumário.
Alternativa 3:
demonstra o descontentamento político do clero francês que, as vésperas da Revolução Francesa, buscava uma maior participação política e uma diminuição do poder monárquico.
Alternativa 4:
expressa o descontentamento do Terceiro Estado em relação ao seu posicionamento e atuação política na sociedade nas vésperas da Revolução Francesa que, segundo o autor, era nenhum.
Alternativa 5:
explica as angústias vividas pelo proletariado urbano inglês após as transformações da Revolução Industrial. O texto se tornou a base para o movimento que, posteriormente, ficaria conhecido como "cartismo".
Respostas
respondido por:
9
Acredito que seja a letra D: Expressa o descontentamento do terceiro estado em relação ao ...
respondido por:
18
CREIO QUE SEJA A OPÇÃO ( D ). EXPRESSA DO DESCONTENTAMENTO DO TERCEIRO ESTADO EM RELAÇÃO AO SEU POSICIONAMENTO E ATUAÇÃO POLITICA NA SOCIEDADE NAS VÉSPERAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA QUE SEGUNDO O AUTOR ERA NENHUM.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás