• Matéria: História
  • Autor: RichardSoares77
  • Perguntado 8 anos atrás

Pesquise e escreva sobre a civilização Maia e Asteca
a,localização
B.politica
C.economia
D.religião
E.curiosidades
F.ciencia
G.como terminou a civilização

Respostas

respondido por: TheWillOfEvil
0
A. Os maias se localizavam principalmente na América Central, como em Belize, Guatemala e afins. Já os Astecas focavam no México.

B. Nunca houve uma "política maia" específica. Os povos maias se organizavam principalmente em cidades-estado largamente independentes umas das outras, num sistema um pouco parecido com o feudal. Os Astecas formavam um Império Teocrata (Seu governante era escolhido como providência divina) de classes rigidamente definidas. Militares, sacerdotes e família real ocupavam o posto mais alto de nobreza, chamado de pipiltin. Em seguida eram os pochtecas, os grandes comerciantes que podemos comparar com burgueses. Em seguida viam mercadores, e após eles os calpulli, membros de clãs e civis normais, e por último os escravos.

C. Ambas as civilizações tinham comércios avançados, baseados principalmente na agronomia. As duas civilizações comerciavam muito metal, joias, grãos, produtos animais e afins, organizando grandes mercados e centros comerciais nas cidades. Os maias em especial se destacavam com um comércio aquático, com canoas e afins para distribuir seus produtos.

D. Ambas eram politeístas, embora os maias fossem mais peculiares neste quesito. A religião Asteca é (razoavelmente) bem-entendida, com vários de seus deuses, contos, histórias e lendas registradas, Tezcatlipoca, Quetzcoatl e Tialoc sendo alguns dos mais notáveis. Já a religião Maia é misteriosa, com pouca coisa registrada a seu respeito; e não só isso, mas suas deidades, apesar de serem várias, não são consideradas exatamente separadas, apenas muitas facetas, cada qual com sua personalidade, de uma poderosa força. Embora ambas possuíssem sacrifícios e edificações piramidais, a cultura maia tinha menos sacrifícios humanos, com estes somente ocorrendo em ocasiões excepcionais (Mortes de reis, conquistas de inimigos poderosos...), enquanto a Asteca... Bem, vamos dizer que eram comuns.

E. Tomar chocolate quente, o tal chamado xocoatl, era privilégio da nobreza dentre os astecas, e não só isso, cacau era uma das coisas mais próximas de uma moeda-padrão entre eles! Para os maias, outra coisa que servia de "moeda" para eles era milho. Ironicamente, os astecas foram derrotados não só pela inferioridade bélica de Cortés, mas também por serem extremamente brutais com os povos regionais, que ficaram mais do que satisfeitos em ajudar o espanhol a derrubá-los. Diferentemente dos astecas, os maias eram vários povos que, apesar de compartilharem traços culturais e etnia, eram largamente independentes e diferentes, possuindo até línguas diferentes! Eles eram como uma "Europa" dentro da América.

F. Os maias possuíam uma ciência bastante avançada, tendo conseguido criar pirâmides, desenvolver um sistema matemático com o zero (Possivelmente sendo o primeiro povo a fazê-lo), com hieróglifos complexos com um dos poucos sistemas glíficos a reproduzir com exatidão as palavras do Velho Mundo (Antes da chegada europeia), um calendário incrivelmente preciso (Mais do que o gregoriano) e também é reconhecida como a nação que tem a ciência astronômica mais bem-desenvolvida dentre as nações sem acesso a instrumentos ópticos. Não só isso, mas também desenvolveram livros, e note que todo esse conhecimento maia que sabemos é uma fração do que realmente era - afinal, temos apenas quatro registros deles que sobreviveram até os dias de hoje, os outros irremediavelmente perdidos pelo tempo. Quanto aos astecas, suas construções arquitetônicas estavam dentre as melhores, possivelmente a melhor já vista a ser baseada em pura rocha, com aquedutos, sistemas de banheiros (Que nem os europeus, com metal, conseguiam reproduzir!), "chuveiros" e afins feitos a partir de pedra, além de possuírem uma medicina bem boa para a época, embora repleta de superstições. Surpreendentemente, a maior parte de seus outros avanços tecnológicos foram pegos "emprestados" de outros grupos, mais notavelmente dos maias.

G. Ambas tiveram o mesmo motivo: Espanhóis. Através de guerras contínuas, doenças e roubos, ambas as civilizações foram destruídas. A diferença é que, sendo teocrata e imperial, os astecas caíram rapidamente assim que Montezuma II e seu sucessor foram mortos, embora tenham oferecido uma grande resistência de início. Já os maias, sendo descentralizados, provaram ser um obstáculo muito maior, já que cada "povo maia" abatido não significava muita coisa para os outros, que resistiam tão bem quanto o anterior. Tanto que até hoje, apesar da cultura asteca ser mais bem-conhecida e preservada, o povo maia é o que mais sobrevive até os dias de hoje.
Perguntas similares