• Matéria: ENEM
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

. (Upe 2014) A cultura material estudada pelo arqueólogo insere-se, sempre, em um contexto histórico muito preciso e, portanto, o conhecimento da história constitui aspecto inelutável da pesquisa arqueológica. Assim, só se pode compreender a cerâmica grega se conhecermos a história da sociedade grega, as diferenças entre as cidades antigas, as transformações por que passaram.

Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA.

a) A Arqueologia, diferentemente da História, concentra seus estudos na análise da cultura material, negligenciando fontes escritas e orais.
b) A relação interdisciplinar entre a Arqueologia e a História é apresentada no texto como um fator essencial na análise da cultura material.
c) Os estudos arqueológicos pouco retratam as sociedades pré-históricas tendo em vista a ausência de fontes não materiais sobre esses povos.
d) A arqueologia não contribuiu para o estudo de regiões africanas como o Sudão e o Egito, tendo em vista a exclusividade da análise das tradições orais no estudo dessas sociedades.
e) História e Arqueologia só constroem uma relação interdisciplinar nos estudos sobre a pré- história e a antiguidade, em que a análise da cultura material é o cerne das pesquisas.

Respostas

respondido por: isaquemicael206
67
b) A relação interdisciplinar entre a Arqueologia e a História é apresentada no texto como um fator essencial na análise da cultura material.


boa noite.....

Anônimo: boa noite...........
isaquemicael206: boa
respondido por: Cooperastu
41
Letra B
Pois, como dito no texto, só se pode compreender a cerâmica grega se conhecermos a história da sociedade grega, as diferenças entre as cidades antigas, as transformações por que passaram. Logo, arqueologia que investiga o material e a história que observa fatos, contos e memórias, caminham juntas.

Anônimo: obr pela explic
Cooperastu: Não há de que.
Perguntas similares