a) Identifique no texto os motivos que levaram à Revolta de Bambata.
b) Porque a autora do texto colocou os termos "barbárie e o fetichismo" entre aspas?
c) A partir da leitura do texto, o que se pode concluir sobre a resistência africana à dominação européia?
Respostas
a) Ocorrida entre 1906 e 1908, a Revolta de Bambata foi um confronto entre zulus e africânderes devido à ocidentalização e às medidas coloniais impostas pelos descendentes de holandeses e os missionários britânicos.
b) Os termos citados são utilizados entre aspas porque se referem à visão prejudicada dos dominadores em relação aos hábitos e costumes dos povos dominados.
c) Ainda que tenham sido violentamente dominados e explorados pelos conquistadores europeus sob o pretexto de impor-lhes a "civilização", os povos nativos de África ainda puderam resistir e manter costumes e tradições até hoje.
Resposta:
a) Os zulus lutaram contra o colonialismo britânico, isto é, contra a ocupação de suas terras e sujeição a que queriam submetê-los. Além de resistir aos britânicos por meio de armas, os zulus resistiram também conservando seus hábitos e tradições religiosas.
b) Porque os termos não representam ideias das quais ela partilha, e sim uma visão etnocêntrica empregada pelos europeus para dizer primitivos que cultuam objetos vistos como tendo poder de magia. Os termos barbárie e fetichismo eram utilizados de forma depreciativa pelos europeus para caracterizar as culturas e as religiões dos povos africanos.
c) Embora tenham perdido a luta armada, muitos povos africanos, como é o caso dos zulus, preservaram elementos de suas culturas tradicionais, resistindo assim à ocidentalização imposta pelos europeus.